Dica é excluir a chave sempre antes de pedir o cancelamento de uma conta.
Caso tenha cadastrado uma ou mais chaves do Pix em uma conta bancária, veja neste artigo o que acontece caso proceda com o encerramento da conta-corrente ou poupança no qual a chave está vinculada. De acordo com o BC, as instituições financeiras que integram o Pix devem invalidar automaticamente a chave assim que o encerramento da conta for concluído.
Ao encerrar uma conta a instituição financeira deve comunicado ao Banco Central, que inclui a data do encerramento no Registrato (Minha Vida Financeira); o órgão regulador também é o responsável por invalidar as chaves das contas inexistentes para que o consumidor possa cadastrá-la em uma nova conta sem que tenha que pedir a portabilidade, visto que a conta não existirá mais.
RECOMENDAÇÃO É PARA QUE CLIENTE EXCLUA AS CHAVES ANTES DE ENCERRAR A CONTA
Para evitar transtornos, a nossa recomendação é para que exclua as eventuais chaves cadastradas no Pix antes de pedir o encerramento. Como a atualização das chaves é feita instantaneamente, não há o risco do consumidor cancelar a conta e a chave continuar existindo na instituição financeira.
Vale lembrar também que pelo Registrato do Banco Central o consumidor consegue acompanhar em tempo real todas as chaves do Pix que possui cadastrado nos bancos e instituições financeiras. Além de mostrar o tipo da chave (chave aleatória, CPF, e-mail ou número do celular), o Minha Vida Financeira do BC também apresenta detalhes referente a conta no qual está cadastrado, tais como: nome da instituição, agência, número da conta e tipo da conta (corrente, pré-paga, poupança, pagamentos, etc).
Além do acompanhamento das chaves do Pix em tempo real, o site do BC também mostra aos consumidores a lista de todas as contas bancárias que possui aberta no CPF/CNPJ, endividamento junto às instituições que compõem o sistema financeiro nacional (SFN) e o detalhamento de todas as operações de câmbio.