Pix poderá ser agendado para facilitar transferências recorrentes

Pix agendado será um dos recursos do sistema de transferência instantânea do BC.

Os bancos, instituições financeiras e os aplicativos de pagamentos que disponibilizem o Pix do Banco Central poderão oferecer aos seus clientes o serviço de agendamento, que poderá ser único ou recorrente, tal recurso deve facilitar o dia a dia dos usuários, pois vai permitir que as pessoas físicas e as empresas automatizem pagamentos frequentes.

Pix Agendado

Recurso de agendamento de Pix estará disponível a partir de Novembro de 2020, diz BC. (Imagem: divulgação BC)

As empresas, por exemplo, poderão usar o serviço de agendamento para pagar salários, pró-labores e benefícios trabalhistas que são pagos recorrentemente no mesmo valor. As pessoas físicas poderão agendar pensões, mesadas, contribuições e demais transações financeiras que demandem o pagamento recorrentemente.

Na data do agendamento a transferência pelo Pix será disparada automaticamente, desde que o remetente tenha fundos suficientes para o envio.

O Pix agendado não terá nenhum custo adicional para o pagador. Vale lembrar que para pessoas físicas o Pix será gratuito e ilimitado, desde que o consumidor não utilize o sistema com finalidade comercial. Já para as empresas, as instituições financeiras podem cobrar tarifas, mas a tendência é que hajam opções gratuitas, principalmente para as pequenas e médias empresas.

COMO FUNCIONARÁ O AGENDAMENTO DO PIX

De acordo com o manual do Pix do Banco Central, a oferta de agendamento de transferências é opcional, mas as instituições financeiras que optarem por oferecer essa funcionalidade deverão cumprir alguns requisitos, são eles:

  • O consumidor deve poder escolher a data em que a transferência será realizada;
  • Deverá ser gerado o comprovante de agendamento a cada transferência agendada;
  • Pelo app ou pelo internet banking o consumidor deve conseguir cancelar o agendamento antes da data escolhida;
  • Os agendamentos próximos devem aparecer no extrato na seção “lançamentos futuros”, se existir;

O regulamento do BC não prevê que o consumidor poderá escolher o horário que a transação será disparada, assim, o mais provável que as transferências ocorrem no primeiro minuto da data escolhida, visto que o sistema de transferência do Banco Central funciona todos os dias, 24 horas.

Caso a instituição participante do Pix queira poderá implementar o agendamento Pix com horário marcada.

Além do agendamento, o Pix também conta com a funcionalidade de devolução das transferências direto pelo extrato bancário.

Matérias relacionadas no Conta-Corrente