Por problema técnico, Pix fica indisponível em algumas instituições financeiras.
Quem tentou fazer um Pix na última quinta-feira (11), foi surpreendido com a mensagem de que as transferências instantâneas estavam indisponíveis em várias instituições financeiras. No Nubank o aplicativo mostrava a seguinte mensagem: “Pix fora do ar” e, como alternativa, a empresa recomendava que os clientes optassem pela transferência via TED que está disponível em dias úteis das 6h30 às 17h.
Cabe lembrar que o Pix funciona todos os dias, 24 horas, inclusive nos finais de semana e nos feriados.
Além do Nubank, várias instituições financeiras tiveram instabilidades momentâneas no Pix na última quinta-feira.
Procurado, o Nubank informou que sua equipe de T.I. identificou uma queda na API que dá acesso à Rede de Telecomunicações para o Mercado Financeiro (RTM), um provedor de conexão das instituições financeiras com o Banco Central.
A queda temporária não afetou apenas o Pix, mas também a compensação de boletos e TEDs. Felizmente, a instabilidade durou apenas alguns minutos.
Além do Nubank, clientes do Bradesco, C6 Bank, Santander, Mercado Pago e do Itaú reportaram essa instabilidade no Pix nas redes sociais. Na maioria dos casos o sistema voltou a funcionar em menos de 10 minutos.
De acordo com o Banco Central, o Pix está funcionando normalmente, mas há algumas instituições que estão com problemas sistêmicos momentâneos e, portanto, podem estar com o sistema indisponível. Ainda de acordo com o regulador, embora o sistema funcione 24/7, intercorrências nas operações podem acontecer com qualquer sistema de transferência e/ou meio de pagamento.
Ao se deparar com a mensagem de Pix indisponível a dica é tentar fazer o acesso novamente dentro de alguns minutos, visto que o sistema foi projetado para ter 99,9% de disponibilidade. Caso o problema persista a recomendação é entrar em contato com a instituição financeira para verificar se existe algum bloqueio e/ou limitação na conta.
Se o erro aparecer na tela do processo de transferência, a indisponibilidade no Pix pode não ser na instituição no qual o usuário tenta fazer a transferência, mas no PSP do recebedor que pode estar offline, o que impossibilita o envio do Pix.