Pix resolve problema de troco em estabelecimentos

Pix reduzirá demanda por trocos em estabelecimentos.

O Pix do Banco Central trará muitos ganhos para a população, além de funcionar como um meio de pagamento instantâneo e gratuito para pessoas físicas, o novo método de pagamento do Banco Central também promete revolucionar a indústria de pagamento no país, visto que ele poderá ser utilizado como meio de pagamento. Neste artigo falaremos sobre o fim do problema com troco.

Cédulas do Real Brasileiro

Os estabelecimentos poderão oferecer o troco no Pix aos consumidores.

Como as transações via Pix são instantâneas, os estabelecimentos poderão utilizar a solução para pagar o troco aos consumidores. Se, por exemplo, uma pessoa paga com uma nota de R$200,00, o estabelecimento poderá dar a opção para que o consumidor receba a diferença via Pix.

Isso é possível pois para as empresas o custo das transferências via Pix será muito inferior ao das transferências via DOC e TED, o que permitirá que os empreendedores utilizem a solução para micropagamentos.

O troco em Pix só será possível se o comprador já tiver facilidade com o novo sistema instantâneo do Bacen.

PIX REDUZIRÁ A DEMANDA POR PAGAMENTOS EM ESPÉCIE

Além de poder voltar o troco em Pix, se houver acordo entre ambas as partes, o novo sistema de transferência do Banco Central ainda reduzirá significativamente a demanda por pagamentos em espécie. A tendência é que o brasileiro troque o dinheiro vivo e até o cartão pelo Pix.

Bastará que o consumidor “mire” a câmera do celular no QR Code do estabelecimento, o valor cairá na conta do estabelecimento na hora. Além de ser instantâneo, o Pix apresenta outra vantagem para os estabelecimentos: seu custo é muito baixo se comparado com o das máquinas de cartões.

Enquanto em uma transação com cartão o estabelecimento precisa desembolsar um percentual do valor recebido em taxas, no Pix há empresas de pagamentos que anunciaram que vão cobrar apenas 15 centavos por cada pagamento recebido, independente do valor.

Para os empreendedores será muito mais vantagem receber via Pix do que com qualquer outro meio de pagamento. O consumidor também ganha por ter em mãos um meio de pagamento digital, gratuito e instantâneo.

Além de troco, o BC também estuda permitir saques e depósitos em estabelecimentos comerciais pelo Pix, o que poderá ajudar a sanar diversos problemas com o numerário dos estabelecimentos.

Matérias relacionadas no Conta-Corrente