QR Code da fé, igrejas investem em contribuições pelo Pix

Para aumentar a arrecadação, igrejas investem em contribuições pelo Pix do Banco Central.

Por ser gratuito e instantâneo, o Pix está ganhando rapidamente popularidade, antes mesmo da ampla aceitação no comércio as igrejas já começaram a utilizar o sistema de pagamento instantâneo do Banco Central para receber as contribuições dos fiéis. É possível fazer uma doação e/ou pagar o dízimo usando o Pix em várias igrejas de São Paulo.

Em um canal evangélico com abrangência nacional, há uma grande rede que inclusive já coloca o QR Code da chave do Pix como destaque durante toda a programação. A ideia é que o fiel mais high-tech mire a câmera do celular para fazer a contribuição espontânea que pode ajudar nos trabalhos de evangelização.

Ao fazer uma doação pelo Pix o contribuinte precisa ficar atento se o nome do benefício é exatamente igual ao da instituição religiosa. Caso o QR Code redirecione o pagamento para uma pessoa física e/ou empresa que possui nome diferente da igreja, o recomendado é não concluir o pagamento pois pode ser que o código QR tenha sido adulterado com a chave de endereçamento de terceiros.

Igrejas aderem ao Pix

Igrejas brasileiras já aceitam Pix como método de pagamento.

O QUE DIZ O BC SOBRE DOAÇÕES PELO PIX

De acordo com o Banco Central, nada impede que as igrejas utilizem o Pix como método de pagamento para receber doações. Assim como já há igrejas que recebem contribuições através de cartões de crédito, transferências bancárias e até boletos, nada impede que essas instituições religiosas adotam o Pix como um dos métodos de doações.

Como há instituições financeiras que oferecem o Pix de graça inclusive para as pessoas jurídicas, para os líderes religiosos é muito melhor o recebimento via Pix do que através de maquininhas de cartões, por exemplo, pois essa segunda opção implica obrigatoriamente no pagamento de taxas.

Com o Pix a igreja consegue ficar com até 100% do valor da doação do fiel e, melhor, o dinheiro caí na conta em, no máximo, 10 segundos, independente do dia e do horário.

Para as igrejas a aceitação do Pix também envolve a segurança, visto que a medida que o método ganhe popularidade a tendência é que os pagamentos em espécie sejam reduzidos significativamente.

Matérias relacionadas no Conta-Corrente