Parceria da Cielo e Visa devem trazer o Cielo Direct para o Brasil, solução permite a transferência instantânea de dinheiro entre cartões e contas.
A Visa em parceria com a Cielo vai lançar no Brasil a Visa Direct, tal solução de pagamento vai permitir a transferência instantânea de dinheiro entre a empresa e o cliente para a conta de um cartão ou dispositivo de pagamento. A solução já está disponível em outros 30 países, ela auxilia, principalmente, no pagamento de indenizações aos segurados em caso de sinistro ou emergência no exterior.
Além do pagamento de indenizações aos segurados, é esperado que a solução também possa ser utilizada pelos clientes para o pagamento de terceiros, inclusive com o uso do número do celular, rede social, banco, etc.
O anúncio do Visa Direct chega em um momento em que o Paypal anuncia que pretende expandir o Paypal Instant Payment (solução de pagamentos instantâneos) para outros países. No caso do Paypal há a cobrança de 1% sobre o valor da transação – limitada a $10 – já a Visa não divulgou se haverá taxa para acesso ao serviço de remessas instantâneas.
Empréstimo ou transferência via cartão
É esperado que o Visa Direct possa ser utilizado para saque emergencial do cartão de crédito, em vez de procurar um caixa eletrônico o cliente poderá pedir a transferência instantânea para conta bancária, tal solução também pode ser utilizada para transferência de valor em caso de perda do cartão de débito, por exemplo.
Nos países em que a funcionalidade já está disponível, o Visa Direct é utilizado principalmente por Pessoas Físicas e Empresas para a remessa de valores do cartão para a conta bancária, ou vice-versa.
Mais detalhes sobre a funcionalidade no Brasil devem ser anunciadas até o final do primeiro semestre de 2019, inicialmente o foco deverá ser no uso da funcionalidade para pagamento de indenizações, mas, posteriormente, tal funcionalidade pode ser utilizada para a disponibilização de produtos e serviços financeiros em parceria com os emissores de cartões da bandeira (para empréstimo, saque emergencial, etc).