Conta bancária pode ser encerrada por falta de atualização cadastral

Desatualização cadastral pode causar encerramento de conta bancária em alguns bancos, entenda o porquê você deve manter seus dados sempre atualizados.

Os bancos são regulamentados pelo Banco Central do Brasil, uma das obrigações das instituições financeiras é manter sempre atualizado os dados cadastrais dos clientes, tal exigência também consta no contrato de abertura de conta-corrente. Caso o banco descubra que o cliente está com dados desatualizados, há o risco do correntista ter a conta encerrada unilateralmente pelo banco, entenda.

Hoje em dia os bancos disponibilizam a atualização cadastral via internet, o próprio cliente pode comunicar ao banco a mudança de endereço, telefone ou e-mail, por exemplo. A atualização cadastral é essencial, pois garante que a instituição financeira conseguirá entrar em contato com você em caso de necessidade.

Desinteresse Comercial

Encerramento por desinteresse comercial pode acontecer também por parte da instituição financeira, entenda.

Há inclusive bancos que obrigam os correntistas a realizar a atualização anual de dados. É o caso da Modalmais (Modal Mais) e da NuConta do Nubank, essas duas contas exigem que os correntistas atualizem ou confirmem os dados cadastrais todos os anos. Quem não realizar a atualização/confirmação corre o risco de ter a conta encerrada por desinteresse comercial.

A atualização via internet é algo simples e rápido, o cliente só precisa revisar as informações do cadastro e, se necessário, corrigir alguma informação.

Em caso de fraude, por exemplo, a instituição pode não conseguir entrar em contato com o correntista, o que pode gerar inúmeros transtornos para o consumidor.

Cabe lembrar também que os bancos são obrigados a enviar as informações dos clientes para órgãos reguladores, o que pode gerar divergência caso o cliente tenha dados diferentes em cada instituição financeira. A cada 30 dias as instituições são obrigados a repassar as informações dos clientes para o Registrato do Banco Central, por exemplo. Caso o cliente seja investidor da Bolsa, os dados também são compartilhados com a BM&F Bovespa para que ela seja capaz de enviar comunicados ao investidor (informe de rendimento, declaração de investimento, etc).

A falta de atualização cadastral é um dos motivos para o encerramento unilateral de conta-corrente ou poupança por desinteresse comercial. Há bancos que entram em contato periodicamente com os clientes para checagem de dados cadastrais, principalmente de telefone.

Matérias relacionadas no Conta-Corrente