Caso seja um consumidor atento, já deve ter observado que ao solicitar um cartão de crédito, abrir uma conta-corrente, fazer um empréstimo, financiamento, etc, as instituições costumam pedir autorização para consultar o SCR (Sistema de Informações de Crédito do Banco Central do Brasil). Segundo o Bacen, a consulta ao SCR só pode ser feita com autorização expressa do consumidor.
O SCR contém informações financeiras sigilosas sobre o cidadão, no cadastro são informadas todas as concessões de crédito, empréstimos, financiamentos, etc. Os bancos são obrigados pelo Banco Central a publicar esses valores no SCR para proteger o sistema financeiro nacional.
As empresas que, porventura, consultarem à base de dados terão informações valiosas para fazer à análise de crédito e aprovar ou não a concessão de crédito.
Ao solicitar um cartão de crédito pela internet, por exemplo, alguns bancos pedem autorização para a consulta desse cadastro. O Itaucard, por exemplo, possui um campo onde o cliente pode autorizar ou não a consulta. O mesmo acontece quando o cliente vai abrir uma conta-corrente, ele pode autorizar ou não a consulta ao cadastro.
O que acontece é que quando o consumidor não autoriza, ele acaba dificuldade à concessão de crédito. Já dizia o ditado: “Quem não deve, não teme”, se o cliente está com receio que o Sistema de Informações de Crédito seja consultado, é altamente provável que o cliente tenha algum empréstimo, financiamento ou conta atrasada.
SCR não é igual ao SCPC ou SERASA – O SCR não é um cadastro de inadimplentes, embora ele possa apresentar débito de empréstimos, cartões e financiamentos. O SCR foi feito para identificar as operações de crédito do consumidor, bem como, os pagamentos efetuados (em dia ou com atraso) e o saldo remanescente para quitação.
O SCR atende as exigências do Código de Defesa do Consumidor (CDC), caso tenha uma dívida não quitada, ela deve ser excluída do cadastro após 5 (cinco) anos, pois esse é o prazo de prescrição de uma dívida junto aos órgãos de proteção ao crédito.
Consulte o seu SCR – Já falamos aqui no site conta-corrente que qualquer pessoa pode consultar o SCR do Banco Central. Se quiser mais detalhes sobre o Sistema de Informações de Crédito do Banco Central, consulte aqui.