Como funciona o SRC do Banco Central

O SRC é o Sistema de Informações de Crédito do Banco Central, trata-se de um banco de dados alimentado pelas próprias instituições financeiras, ele contém informação sobre todas as operações de crédito realizadas por você junto ao sistema bancário brasileiro. É uma fonte de consulta fundamental na análise de crédito de algumas instituições pois mostra de maneira abrangente as operações de crédito de um consumidor Pessoa Física (CPF) ou Pessoa Jurídica (CNPJ).

documentos-bancarios

Ao solicitar um cartão de crédito, empréstimo financeiro, abertura de conta-corrente ou qualquer outro produto financeiro, a instituição pode lhe pedir autorização para consultar o SRC (Sistema de Informações de Crédito do Banco Central) que é um banco de dados cheio de informações sobre você, ele é alimentado mensalmente pelas próprias instituições financeiras.

A consulta só pode ser feita caso o consumidor tenha autorizado a consulta no momento da contratação do produto. Daí a importância de ler atentamente antes de assinar ou concordar com os termos de qualquer produto ou serviço.

COMO FUNCIONA O SRC E O CCS DO BANCO CENTRAL

Além do SRC, existe também o CCS, ambos os cadastros podem ser consultados pelo Registrato do Banco Central do Brasil (BCB), veja abaixo como cada um funciona:

  • O que é SRC? O Sistema de Informações de Credito do Banco Central é um banco de dados alimentado pelas instituições financeiras, contém informações sobre empréstimos, financiamentos, consórcios, etc, de valor total ou igual ou superior a R$200,00, obtido pelo cidadão junto às instituições financeiras. Em resumo, ele vai apresentar todos os empréstimos, financiamentos ou operações de crédito que o consumidor tiver junto a todas as instituições regulamentadas pelo Bacen. O SRC pode conter toda informação de crédito que pode colocar em risco o sistema financeiro, até mesmo o limite de seus cartões de crédito.
  • O que é CCS? O Cadastro de Clientes do Sistema Financeiro (CCS), também pode ser consultado pelo Registrato do Banco Central. Basicamente ele contém apenas o nome das instituições que o cliente possui relacionamento (nome do banco ou corretora, agência, data de abertura e encerramento da conta). No CCS não são apresentados os valores disponíveis em conta e nem nos investimentos.

O SRC não é considerado um cadastro negativo, pois ele mostra tanto informações positivas quanto negativas, podendo ajudar na concessão de crédito. Caso tenha um financiamento ou empréstimo atrasado, essa informação deverá constar no banco de dados.

A instituição no qual o consumidor tenta obter crédito também conseguirá consultar quais são os limites que o cidadão tem com outros bancos. Com isso, o Banco Central tenta proteger o sistema financeiro nacional, evitando o excesso de crédito às pessoas físicas e jurídicas.

Veja como consultar o Registrato do Banco Central e ter acesso às informações do SRC e CCS pela internet.

Matérias relacionadas no Conta-Corrente