Pessoa Física agora pode acessar o Registrato pelo navegador do celular e até iniciar o cadastro pelo aplicativo do banco no qual é correntista.
O Banco Central do Brasil (BCB) alterou o Sistema do Registrato, a partir de agora as pessoas físicas poderão acessar tal sistema via navegador de qualquer celular, o que deve facilitar o acesso à base de dados que ajuda o cidadão a descobrir todas as contas bancárias e créditos que possui junto ao Sistema Financeiro Nacional (SFN).
O Registrato é fundamental para qualquer pessoa que possua conta bancária, cartão de crédito, empréstimos, financiamentos, etc, tal sistema ajuda o cidadão a descobrir a relação completa de contas bancárias, cartões, empréstimos, financiamentos, etc, no nome.
O Registrato é composto por duas principais bases de dados, são elas:
- SRC (Sistema de Informações de Crédito) – Mostra todos os créditos (limites) que foram concedidos ao consumidor pessoa física ou jurídica.
- CSS (Cadastro de Clientes do Sistema Financeiro) – É um sistema que mostra todos os produtos e serviços financeiros que o consumidor possui com bancos e instituições financeiras; basicamente o sistema lista todas as contas e cartões que a pessoa possui.
COMO FUNCIONA O ACESSO DO REGISTRATO PELO CELULAR
O procedimento é bastante simples! O cidadão deverá acessar o site www3.bbcb.gov.br/registrato/, lá ele poderá fazer o cadastro ou então realizar o login caso já tenha senha do sistema.
Além de liberar o acesso e o cadastro pelo celular, o Banco Central também simplificou o processo de cadastro, agora é requerido menos informações e o cidadão tem a opção de fazer o cadastro em um clique caso seja correntista do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal.
A CEF e o BB implementarão um botão de cadastro rápido em seus respectivos aplicativos para Android e iPhone. A expectativa é de que outros bancos façam a adesão ao Registrato por aplicativo do banco em poucos cliques.
O Registrato pode ajudar o consumidor a proteger o CPF ou CNPJ de fraudes, pois ele tem acesso a uma visão bastante ampla sobre o uso de seu nome no sistema financeiro nacional. É importante lembrar que muitas empresas e instituições financeiras têm acesso ao SRC e CSS, assim, os bancos conseguem descobrir em quais outras instituições você é cliente e quais foram os limites liberados e já utilizados em seu CPF.
É por isso que ter contas e cartões em muitos bancos pode dificultar a concessão de crédito, pois os bancos conseguem avaliar se o cidadão está com excesso de crédito liberado no mercado.
Dentre os pilares do Registrato está a proteção do Sistema Financeiro Nacional (SFN), pois permite que os bancos e instituições financeiras tenham acesso a uma visão ampla sobre a movimentação do CPF ou CNPJ em todas as instituições financeiras. Cabe lembrar que para acessar o Registrato a empresa sempre deverá solicitar a autorização do consumidor no momento da abertura de conta e/ou solicitação de um cartão ou produto financeiro que apresente risco de inadimplência, mesmo que seja mínimo.