Banco Central mudou o processo para pedir a portabilidade do salário. O órgão regulador vai permitir que a solicitação seja feita pela internet diretamente ao banco de destino (instituição pela qual o consumidor deseja receber o salário).
A partir do dia 01 de Julho de 2018 o trabalhador brasileiro poderá solicitar a portabilidade do salário sem ter que ir até uma agência bancária, a portabilidade do salário poderá ser feita 100% por meios eletrônicos – tais como, Internet Banking e Mobile Banking – além disso haverá a possibilidade de transferir o salário para contas digitais não-bancarizadas, tais como: NuConta do Nubank, Paypal, PagSeguro, Conta.Mobi, etc. A novidade deve beneficiar os trabalhadores, uma vez que reduzirá o custo para ter uma conta bancária e também garantirá descontos em taxas de juros de empréstimos e cheques especial.
O Banco Original é a primeira instituição que já recebe o pedido de portabilidade digital, o correntista pode fazer a solicitação direto pelo aplicativo da Conta Digital (desde que ele esteja atualizado).
- Como é hoje – O trabalhador precisa ir até uma agência bancária da instituição de origem do salário para pedir a portabilidade. As instituições financeiras só permitem a portabilidade do salário para outros bancos, o que não inclui contas digitais como: Paypal, Mercado Pago, NuConta do Nubank, Conta.Mobi, etc.
- Como será a partir do dia 01 de Julho de 2018 – O trabalhador não precisará mais ir até a agência, ele poderá pedir a portabilidade do salário via internet banking ou aplicativo do banco em que deseja receber o pagamento. A portabilidade do salário poderá ser feita para contas digitais não-bancarizadas como NuConta do Nubank, Paypal, PagSeguro, etc – basta o interesse da empresa responsável pela conta digital em oferecer a novidade.
Benefícios da Portabilidade Digital:
- O trabalhador não precisará mais ir até uma agência para pedir a portabilidade;
- O pedido de portabilidade poderá ser feito 100% online via internet banking ou aplicativo;
- A portabilidade poderá ser feita para contas digitais não bancarizadas (NuConta, Paypal, por exemplo);
- O pedido de portabilidade também pela instituição que vai receber o recurso;
- As instituições poderão oferecer descontos em taxas e juros para os correntistas que passarem a receber o salário por elas;
- A portabilidade continuará sendo gratuita e o crédito será transferido no mesmo dia;