A partir de agora as empresas poderão consultar até 2 anos da vida financeira dos consumidores. O Banco Central ampliou de 12 para 24 meses o período de acesso as informações do SCR (Sistema de Informações de Crédito).
O Banco Central ampliou drasticamente o período de consulta do CPF (Cadastro de Pessoa Física) no Sistema de Informações de Crédito (SCR), a partir de agora as empresas poderão acessar até 24 meses do histórico de crédito dos consumidores, antes o sistema só permitia o acesso de informações dos últimos 12 meses. A expectativa do Banco Central é de que o aumento no período de consulta reduza a inadimplência das empresas e também ajude a melhorar o ranting do Brasil junto ao Banco Mundial.
Ainda de acordo com a autoridade monetária, a expectativa é de que a nova medida também seja capaz de reduzir os juros aos consumidores, uma vez que ela cria uma certa “competição” entre os melhores clientes, visto que o número de informações que poderá ser consultado por elas será maior.
O SCR é um sistema do Banco Central que permite que o consumidor e as empresas tenham acesso a todas as informações de crédito de um determinado consumidor. É possível descobrir o quanto aquela pessoa tem de limite em outras instituições, além de ter acesso aos financiamentos, empréstimos e demais dívidas junto ao Sistema Financeiro Nacional.
O SCR também tem o objetivo de proteger o Sistema Financeiro Nacional, permitindo que as empresas tenham acesso ao grau de endividamento de cada consumidor antes de decidir se aprova ou não crédito.
É importante salientar que a consulta ao sistema só pode ser feita com a autorização do consumidor. As empresas não podem consultar o SCR sem que o consumidor tenha autorizado a consulta por escrito. Hoje em dia a maioria dos contratos já incluem uma cláusula no qual o consumidor autoriza a consulta desse tipo de informação.
Hoje em dia as empresas possuem diversos mecanismos de análise de crédito, são eles:
- Consulta aos órgãos de proteção ao crédito (SCPC, SERASA, Boa Vista, etc);
- Consulta de SCORE (pontuação) nos órgãos de proteção ao crédito;
- Acesso as informações do Cadastro Positivo;
- Consulta do Sistema de Informações de Crédito (SCR) do Banco Central;