Aneel quer que contas de luz tenham QR CODE para viabilizar pagamentos instantâneos pelo Pix.
A ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica – está preparando um novo modelo de conta de luz. Na última segunda-feira (03), a agência recebeu o diretor da Organização do Sistema Financeiro e de Resolução do Banco Central, João Manoel Pinho de Mello, para tratar da inclusão de um QR Code em todas as contas a partir de Novembro de 2020.
A data de implementação do QR Code nas contas de luz coincide com a previsão de lançamento do novo sistema instantâneo de pagamentos e transferências que será lançado pelo Banco Central, o Pix.
A novidade deve permitir que o consumidor pague contas instantaneamente usando a câmera do celular. Para as concessionárias a principal vantagem do QR Code deverá ser a possibilidade de receber pagamentos instantâneos.
O consumidor que estiver com o aviso de corte para o dia, por exemplo, poderá realizar o pagamento da conta de energia usando o sistema instantâneo do BC, com isso o cidadão conseguirá evitar o corte no fornecimento, visto que o Pix permite que pagamentos sejam identificados em até 10 segundos, independente do dia e do horário em que ocorre a transferência/pagamento.
De acordo com a Aneel, com a implantação do QR Code nas contas de luz o tradicional código de barras continuará sendo utilizado. O consumidor deverá ter a partir de Novembro duas opções para pagar a conta: pelo código de barras do tradicional boleto ou então através do QR Code do novo sistema instantâneo de pagamento que será implementado pelo Banco Central do Brasil.
O uso do QR Code deve mudar a forma como o brasileiro faz pagamentos e transferências. Hoje já é possível pagar por QR Code até em máquinas de cartões, mas a utilização do sistema deve ser intensificada com o lançamento de uma solução universal que permitirá pagamentos instantâneos entre diferentes instituições, 24 horas, 7 dias por semana.