Pagamento instantâneo será lançado em Novembro de 2020

Pagamentos instantâneos ficarão disponíveis em Novembro de 2020.

Em Fevereiro de 2020 o Banco Central anunciou que os pagamentos instantâneos entraram em fase de teste de conectividade junto às instituições financeiras. Com o início da fase de testes já há uma expectativa de quando o novo sistema de transferência estará disponível ao consumidor: Novembro de 2020.

Transferências

Consumidor poderá enviar e receber dinheiro instantaneamente, inclusive entre instituições distintas, 24 horas por dia, 7 dias por semana com o novo sistema de pagamento brasilerio.

As transferências instantâneas prometem revolucionar o Sistema Financeiro Nacional (SFN), pois elas vão permitir o envio e o recebimento de dinheiro em menos de 10 segundos, independente do dia e horário.

A câmara de compensação das transferências instantâneas funcionará todos os dias, 24 horas. Ela viabilizará a transferência de dinheiro entre instituições distintas em até 10 segundos.

Hoje as transferências via DOC demoram até três dias úteis para serem compensadas; já as transferências via TED caem no mesmo dia, desde que o envio seja realizado em um dia útil e dentro do horário de funcionamento (varia conforme a instituição, geralmente das 7h às 17h).

SISTEMA SIMPLIFICA TRANSFERÊNCIAS E INCLUI DESBANCARIZADOS

Uma das principais características do novo sistema de transferência é a facilidade com que o consumidor terá para enviar e receber dinheiro. O envio poderá ser feito por meio de aplicativos ou, simplesmente, selecionando um contato no celular.

O Banco Central vai lançar ainda o QR Code do Cidadão, cada brasileiro terá um QR Code Pessoal vinculado ao número do CPF ou CNPJ, tal novidade vai permitir inclusive que as pessoas que não possuem conta bancária recebam transferências em seu nome e, posteriormente, solicite o resgate dos valores em um aplicativo de pagamento.

Como o sistema de transferência será administrado pelo BC e pela FEBRABAN (Federação Brasileira dos Bancos), a novidade deve ainda aumentar o controle do dinheiro em circulação, o que poderá reduzir e combater crimes contra o sistema financeiro nacional, dentre eles: corrupção, lavagem de dinheiro, sonegação de impostos, etc.

A preocupação de algumas entidades é quanto a capacidade do sistema para analisar em tempo real as transferências instantâneas, visto que elas serão processadas em segundos.

Os pagamentos instantâneos põe fim ao anonimato nos pagamentos, o que pode melhorar a segurança do sistema financeiro.

Se popularizado, os pagamentos instantâneos também poderão reduzir os custos para os estabelecimentos, que poderão receber vendas em tempo real sem depender tanto dos cartões de crédito e débito.

Além dos pagamentos instantâneos, o Open Banking é outro sistema que poderá revolucionar o sistema bancário brasileiro, pois ele permitirá que o consumidor acesse e realize transações financeiras de outras instituições em um único aplicativo (interligação de contas).

Matérias relacionadas no Conta-Corrente