Caixa lançará poupança digital gratuita com abertura simplificada pelo CPF

Caixa aguarda aval do CMN para liberar abertura de poupança digital gratuita e cujo processo de abertura é “extremamente” simplificado.

O presidente da Caixa Econômica Federal (CEF), Pedro Guimarães, informou na sexta-feira (03), que aguarda um parecer do Conselho Monetário Nacional (CMN) para lançar uma poupança digital gratuita cujo processo de abertura é extremamente simples, feito apenas com o número do CPF e confirmação de algumas informações cadastrais.

CPF

Caixa propõe o lançamento de uma conta poupança digital cuja abertura é feita de maneira simplificada só com o número do CPF. Para que a novidade entre em prática o banco aguarda o aval do Conselho Monetário Nacional (CMN) para lançar uma norma que simplifica o processo de abertura de contas pela internet.

De acordo com a CEF, o banco estatal pedirá o mínimo de informações possíveis para quem deseja abrir a poupança digital simplificada que, em breve, deve ser disponibilizada nas lojas de aplicativos assim que o Conselho Monetário Nacional der aval para a simplificação no processo de abertura de contas pela internet.

Para coibir fraudes, a Caixa fará o cruzamento dos dados informados pelo futuro correntista, o que poderá dispensar a necessidade de exigência de comprovante de endereço e até documento de identificação oficial com foto, por exemplo. O aplicativo deverá utilizar a geolocalização do usuário (GPS) como prova de endereço, por exemplo.

Para Guimarães a simplificação do processo de abertura de contas pela internet é algo indispensável para a bancarização dos brasileiros. É preciso criar um sistema de abertura de conta menos complexo e que permita que qualquer brasileiro consiga ter uma conta simplificada atribuída ao Cadastro de Pessoa Física (CPF).

De acordo com o presidente da Caixa, a autorização do Conselho Monetário Nacional simplificará e muito o processo de abertura de conta, permitindo que a ação seja realizada basicamente apenas com o número do CPF do beneficiário. “Temos que aguardar a autorização [do CMN] para abrir a conta. Simplificamos muito, é basicamente com CPF. A abertura dessas contas digitais será feita com o mínimo possível de informação“, afirmou Pedro Guimarães à imprensa.

O banco estatal considera que a nova poupança digital poderá ser utilizada pela União para o pagamento de benefícios sociais e trabalhistas. No mês passado o banco já havia afirmado que estuda o lançamento de uma conta digital para o pagamento do benefício de R$600,00 aos informais, eis que agora surge a possibilidade dessa conta ser uma poupança digital da Caixa.

Matérias relacionadas no Conta-Corrente