Consumidor com “nome sujo” pode abrir poupança na Caixa?

Não há restrição para abertura de conta poupança para quem tem “nome sujo”, mas a abertura estará condicionada a análise da agência.

Quase 60 milhões de brasileiros estão com o nome no SCPC ou SERASA, número que representa 28,8% da população brasileira e 39,6% das pessoas com idade entre 18 a 95 anos, que são as consideradas economicamente ativas. A maioria dos bancos recusa clientes que tenham qualquer tipo de restrição, a boa notícia é que para abrir uma conta poupança na Caixa Econômica Federal não é mais preciso ter o “nome limpo”.

Conta Fácil

Só com RG e CPF é possível abrir uma Conta Fácil ou Poupança Fácil na Caixa em uma Casa Lotérica (divulgação)

Embora a conta poupança da CEF também tenha uma análise cadastral, essa análise se limita aos documentos do consumidor. Como a conta poupança é uma modalidade de conta que não permite a contratação de cartão de crédito, empréstimos, cheque especial, etc, ele serve apenas para “investimento”.

A CEF é o banco estatal que mais depende dos recursos da caderneta de poupança. Os depósitos são utilizados pelo banco para a concessão de empréstimos e financiamentos.

Embora a caderneta de poupança seja considerada um dos piores investimentos do mercado em relação a rentabilidade, ela ainda é muito utilizada pois é considerada uma modalidade de investimento fácil e segura.

Para abrir conta poupança na Caixa Econômica Federal não há exigência de depósito mínimo e nem é necessário ter o nome limpo, mas a abertura sempre ficará condicionada a análise de crédito, ou seja, a agência pode recusar a abertura, mas daí é só o cliente tentar em outra, pois cada agência possui um critério para aceitar novos clientes.

Alerta, a poupança perde para a inflação – É importante salientar que a poupança não é um investimento rentável – embora ela seja segura – seu rendimento chega a perder a inflação brasileira, sendo considerado “nulo”.

A maioria das pessoas usa a poupança para fugir das tarifas da conta-corrente, já que ela permite depósito, transferências e até pagamento de compra no débito, tudo isso sem cobrar nenhuma tarifa.

Lotéricas abrem a conta poupança mais rápido – Nas casas lotéricas é possível abrir a Poupança Fácil, modalidade de conta que pode ser aberta com apenas a apresentação do RG e CPF, não há exigência de comprovante de renda e nem de residência, o que facilita o processo.

Matérias relacionadas no Conta-Corrente