Portal permite consultar o status detalhado do Auxílio Emergencial.
Caso tenha solicitado o Auxílio Emergencial pelo app Caixa Tem e queira saber o status para descobrir se o benefício foi aprovado, recusado ou consta como inconclusivo, saiba que a Empresa de Tecnologia e Informação da Previdência Social (Dataprev), criou um portal específico para essa consulta.
A expectativa é que o Portal de Consulta ajude os brasileiros que não conseguem utilizar a consulta pelo Caixa Tem devido a sobrecarga. Ademais, a consulta pelo portal também é mais completa, informa inclusive o motivo da recusa caso o seu benefício tenha sido indeferido pela União.
O portal está no ar desde segunda-feira (04) e, segundo a estatal responsável pelo desenvolvimento, possui cerca de 45 servidores virtuais e físicos para aguentar a demanda de acessos. Nas primeiras horas em que o site entrou no ar foram recebimentos mais de 500 mil acessos únicos.
De acordo com a Dataprev, o Governo já recebeu mais de 97 milhões de cadastros, dos quais 50,5 milhões foram considerados elegíveis; 13,7 estão em modo inconclusivo, o que exige refazer a solicitação; por último, 32,8 milhões de benefícios foram recusados por identificar que o beneficiário é inelegível ao auxílio emergencial por não atender um ou mais requisitos.
COMO CONSULTAR O STATUS DO AUXÍLIO EMERGENCIAL SEM SER PELO CAIXA TEM
A consulta deve ser feita pelo Portal de Consulto ao Auxílio Emergencial (PCAE) consultaauxilio.dataprev.gov.br, basta que o interessado preencha as seguintes informações:
- CPF (o mesmo do cadastro no Caixa Tem);
- Nome completo (sem abreviações);
- Nome da mãe;
- Data de nascimento;
Após verificar que não é um robô pela captcha (verificação de segurança que evita o uso de sistemas automatizados), o site mostrará o status detalhado do benefício.
Se, eventualmente, o benefício estiver recusado, o site da Dataprev apresentará o motivo da recusa. Em caso de benefício inconclusivo o beneficiário pode refazer a solicitação pelo app da Caixa, voltando ao portal alguns dias depois para consultar o novo status.
Caso o benefício tenha sido aprovado, o portal de consulta mostrará a data em que o benefício será pago pela CEF.