Cliente bancário não aceita mais pagar tarifa de manutenção

A propagação do conhecimento sobre a possibilidade de ter uma conta-corrente em qualquer banco sem pagar tarifa de manutenção está fazendo com que muitos clientes já não tolerem mais a cobrança de tarifa de manutenção, principalmente os mais jovens. Hoje em dia você pode ter uma conta bancária gratuita com os serviços essenciais ou por meio de uma Conta Digital. Na prática só paga tarifa de manutenção quem quer agradar o gerente ou não tem conhecimento sobre essa possibilidade.

Com a TED transferir dinheiro de um banco a outro é fácil e rápido.

Na hora de abrir uma conta-corrente, nenhum gerente informa que o consumidor tem o direito de contratar um pacote gratuito. A maioria acaba empurrando o pacote mais caro, que vai aumentar o lucro do banco.Muitas vezes o correntista chega a pagar por diversos serviços que nunca vai utilizar.

Há duas formas de abrir uma conta-corrente gratuita, são elas:

Serviços Essenciais – Regulamentado desde 2009 pelo Banco Central do Brasil através da resolução 3.919, todos os bancos são obrigados a disponibilizar o “Pacote de Serviços Essenciais” que é gratuito e contempla as seguintes operações por mês:

  • Fornecimento de cartão de débito para compras e saques;
  • 04 saques por mês (no caixa eletrônico ou guichê de caixa);
  • 02 transferências entre contas da mesma instituição por mês;
  • 02 extratos no caixa eletrônico;
  • 1 talão de cheque com 10 folhas por mês;

A desvantagem da conta de serviços essenciais é que ela não oferece nenhuma transferência interbancária gratuita via DOC (Documento de Ordem de Crédito) ou TED (Transferência Eletrônica Disponível).

Conta Digital – Já a Conta Digital é uma conta-corrente gratuita, porém, com serviços ilimitados pela internet, celular e caixa eletrônico. O cliente pode realizar as seguintes operações de forma gratuita:

  • Transferência ilimitada via DOC ou TED para qualquer banco;
  • Saque ilimitado nos caixas eletrônicos;
  • Cartão de débito sem custo para compras e saques;
  • Consulta de saldo e emissão de extrato ilimitado;
  • Pagamento de contas pela internet;

Tudo que é feito via internet, celular ou caixa eletrônico é gratuito e ilimitado, não há tarifa! O cliente só pagará uma tarifa caso faça a transação de forma presencial na agência.

Diferentemente dos Serviços Essenciais, a Conta Digital não é obrigatória, o banco só oferece se quiser. Atualmente há várias instituições que possuem essa modalidade, são elas: iConta do Itaú, DigiConta Bradesco, BB Conta Digital do Banco do Brasil e Conta Digital Intermedium.

Nós recomendamos o Banco Intermedium, pois a conta digital pode ser aberta sem burocracia pelo celular, sem a necessidade de comparecer em uma agência.

Observação: não incluímos o Banco Original e o Neon pois essas instituições não possuem mensalidade, porém, também não possuem transações ilimitadas, sendo um pouco diferente da conta digital que estamos falando.

Bancos que não cobram tarifa são o futuro! O consumidor informado já não tolera mais a cobrança de cesta de serviço para ter uma conta-corrente. Infelizmente, ainda há muito consumidor desinformado que acaba pagando por aquilo que não usa!

Matérias relacionadas no Conta-Corrente