Conta Conjunta Simples é a modalidade de conta conjunta onde as movimentações financeiras só podem serem realizadas mediante autorização de TODOS os correntistas da conta.
A Conta Conjunta Simples é uma modalidade de conta conjunta que é pouco utilizada pelos correntistas, tal modalidade é mais burocrática para movimentação pois exige a autorização de todos os titulares para aprovar transações financeiras. De maneira resumida podemos dizer que a movimentação não pode ser feita de forma isolada. Para fazer uma transferência, por exemplo, sempre será necessário a autorização do outro titular da conta bancária.
A Conta Conjunta Simples é mais segura do ponto de vista financeiro, pois impede que um dos correntistas faça o uso indevido do dinheiro. A responsabilidade por todas as movimentações é, portanto, conjunta.
A burocracia para realizar transações é o principal empecilho para a abertura de uma conta conjunta simples. Para pagar um boleto bancário, por exemplo, é necessário ter a autorização do co-titular, independente do valor da transação. A autorização deve ser feita por transação, mas é possível dar plenos poderes ao outro titular mediante a procuração.
O grande problema da conta conjunta simples está no espólio, em caso de falecimento de um dos titulares o segundo fica impedido de movimentar a conta e só consegue reaver o dinheiro após a conclusão do inventário, o que pode trazer complicações no futuro.
Já a conta conjunta solidária é mais simples de gerenciar, pois a movimentação pode ser feita de forma igualitária e isolada por qualquer um dos titulares. Em caso de falecimento de um dos titulares, os demais podem movimentar a conta livremente.
Embora não seja necessário ter grau de parentesco para se obter uma conta-corrente conjunta, o mais comum é que a modalidade seja aberta por cônjuges e parentes de primeiro grau.
A abertura de uma conta conjunta é mais criteriosa, dependendo da instituição financeira pode demorar até três dias úteis para ser analisada, visto que a movimentação será feita por mais de uma pessoa.
Dentre as principais vantagens de ser ter uma conta conjunta estão: economizar em tarifas bancárias, facilidade para controlar o orçamento, dentre outros.