O que é e como funciona o Débito Automático?

O Débito Automático é um serviço oferecido pela maioria dos bancos, com ele é possível automatizar o processo de pagamento de contas, basta manter fundos suficientes na conta e o pagamento será efetuado automaticamente pelo banco na data do vencimento. O débito automático é gratuito e está disponível principalmente para contas de água, luz, telefone, gás, internet, tv por assinatura, cartão de crédito, etc.

dinheiro

O serviço evita que o cliente tenha que ir até a rede bancária para efetuar o pagamento ou então que pague juros caso receba o documento atrasado pelos Correios, pois o valor total é debitado na data do vencimento.

Dicas:

  • Sempre mantenha fundos na conta;
  • Consulte no extrato os lançamentos futuros;
  • Se não concordar com algum valor, bloqueio o pagamento antes que o débito seja efetuado e, depois, procure a empresa responsável pela cobrança do serviço para contestar a despesa;
  • Não pague o boleto enviado por Correios, pois o débito ocorrerá automaticamente;
  • Evite colocar em débito automático as contas cuja divergência de valor seja apresentada com frequência;
  • Ao encerrar uma conta bancária certifique-se de suspender o débito automático ou alterá-lo de instituição;

COMO COLOCAR CONTA EM DÉBITO AUTOMÁTICO

Para incluir uma conta em débito automático basta pedir a empresa ou concessionária do serviço que deseja cadastrar em débito automático, uma autorização. Com o código em mãos, basta ir ao banco em que possui conta bancária e cadastrar o débito automático.

A maioria dos bancos também permitem que o cadastro seja efetuado pela internet (internet banking), basta ter o código de débito automático (que também aparece na conta e/ou fatura).

O QUE ACONTECE SE O CLIENTE NÃO TIVER SALDO?

Caso, na data do vencimento, o cliente não tenha saldo, o valor não será pago pelo banco. Mas, caso a conta tenha limite de cheque especial, a conta poderá ser paga e o saldo ficar no negativo. É fundamental que o cliente mantenha fundos suficientes para o pagamento de débitos futuros.

No extrato o cliente pode visualizar os “Lançamentos Futuros” e tem a opção de cancelar ou suspender o serviço a qualquer momento.

Banco não pode obrigar o cliente a usar o serviço – Alguns bancos adotam, principalmente em financiamentos, planos onde o cliente paga menos pelo financiamento caso cadastre o pagamento das parcelas em débito automático. Para o Procon essa tática é considerada abusiva e desrespeita o Código de Defesa do Consumidor (CDC), por promover a venda casada.

Matérias relacionadas no Conta-Corrente