O bloqueio de conta bancária pelo código 408 pode ser o pesadelo de qualquer correntista, no Banco Itaú essa mensagem significa que a conta foi bloqueada pelo setor de compliance da instituição financeira, geralmente após a realização de alguma transação suspeita e/ou incompatível com a movimentação do correntista.
Infelizmente grande parte das contas bloqueadas pelo código 408 acaba sendo encerrada automaticamente pela instituição financeira por desinteresse comercial. É raro encontrar uma conta do Itaú que foi bloqueada pelo código 408 e, posteriormente, desbloqueada.
A seguir daremos algumas dicas para evitar que a conta seja cancelada:
1 – Identifique a causa do bloqueio – Caso tenha realizado alguma transação financeira que possa ter gerado o bloqueio nas últimas 24 horas, recomendamos que obtenha documentos necessários para comprovar que a atividade é lícita. Por exemplo, se recebeu um alto valor pela venda de um imóvel, entre em contato com o banco e ofereça o contrato de compra e venda para provar a origem do dinheiro.
2 – Não entre em desespero – Devido ao bloqueio dos fundos, muita gente entra em desespero e passa a reclamar agressivamente com o gerente responsável pela conta. A nossa dica é manter a calma para que o gerente responsável possa lhe ajudar a reativar a conta. Lembre-se de que um mal relacionamento pode acarretar o encerramento definitivo da conta por desinteresse comercial.
3 – Reclame no Bacen – Caso o banco deixe a sua conta bloqueada por muito tempo, nossa dica é registrar uma reclamação no Banco Central. Caso o órgão regulador constate que o bloqueio é indevido ele poderá intervir junto à instituição financeira para garantir o desbloqueio da conta bancária. As reclamações registradas no Bacen geralmente levam até 10 dias úteis para serem solucionadas.
Caso o banco não queira o desbloqueio e siga com o encerramento unilateral, a única solução é procurar outra instituição financeira. Quando o banco confirma o encerramento da conta o correntista deve sacar os, eventuais, valores que tenha na conta ou então transferir para outra instituição financeira.
Para evitar esse tipo de aborrecimento nossa dica é manter a sua renda sempre atualizada junto à instituição financeira. Caso pretenda receber uma transação de alto valor ou incompatível com a sua renda, entre em contato primeiro com a instituição e informe que você vai receber um dinheiro alto (pela venda de um imóvel, por exemplo). Caso seja necessário a instituição financeira pedirá a documentação para análise.