Por segurança, novos clientes do iti precisarão de Selfie

Procedimento visa a segurança e evita abertura de conta em nome de terceiros.

A última atualização do aplicativo do iti do Banco Itaú trouxe um novo elemento de segurança que deve dar ainda mais segurança ao processo de abertura de conta no aplicativo. A partir da versão 0.9.8, passa a ser exigido dos novos correntistas uma selfie e foto de documento de identificação oficial com foto.

iti agora pede selfie

Iniciativa do Itaú pode estar relacionada a pressão do Banco Central para que empresas aprimorem mecanismos de segurança para abrir contas bancárias pela internet. (imagem: reprodução Changelog aplicativo iti para Android)

Antes, o aplicativo estava abrindo contas usando um modelo simplificado, que dispensava a necessidade de selfie e fotos dos documentos, visto que o foco inicial do aplicativo eram os correntistas do Itaú, cuja instituição já possui informações o suficiente para validar cadastros.

Com o fim da obrigatoriedade de convite no iti e a possibilidade de abrir conta no aplicativo sem ser correntista do Banco Itaú, foi necessário aprimorar o mecanismo de segurança para coibir fraudes financeiras.

A selfie instantânea e a foto de um documento de identificação oficial com foto vai evitar a abertura de conta em nome de terceiros, mesmo que os dados do cadastro sejam compatíveis com a base de dados da instituição financeira, dos órgãos de proteção ao crédito e do Governo.

O aplicativo faz o cruzamento das informações, posteriormente, um funcionário do iti analisa o documento enviado para ver se ele bate com a selfie instantânea exigida no ato da abertura de conta.

Para quem abriu a conta antes, não será necessário enviar a selfie, mas, eventualmente, o aplicativo pode pedir a validação por questões de segurança.

A atitude do Itaú é semelhante à do Banco Safra, a instituição também passou a exigir selfie e foto de documento em seu aplicativo SafraWallet, procedimento que deu mais segurança as compras abertas pelo celular.

O procedimento de segurança também atende questões regulatórias, visto que o Banco Central têm exigido o aperfeiçoamento dos mecanismos de segurança em todos os bancos e instituições que abrem contas pela internet.

Por meio da biometria facial, o banco consegue evitar fraudes, além disso, futuramente pode utilizar a selfie como forma de login no aplicativo ou para validação de segurança, tal como já está disponível no aplicativo da Neon Pagamentos.

A preocupação do banco é compreensível, visto que o iti gera um número de agência e conta-corrente no Banco Itaú, permitindo que o correntista envie e receba transferências de qualquer banco. Além disso, o aplicativo também aceita pagamentos por QR Code, boletos e até cartões de crédito.

Matérias relacionadas no Conta-Corrente