Quanto tempo demora para cair uma transferência de ou para o Banco Itaú

Uma das dúvidas que o Conta-Corrente mais recebe dos leitores é com relação ao tempo de processamento de transferências interbancárias, neste artigo esclarecemos quanto tempo leva para que transferências de ou para o Banco Itaú constem na conta-corrente ou poupança do destinatário.

Banco Itaú

Banco Itaú é o maior banco privado do país, instituição oferece um dos melhores internet banking do mercado (divulgação)

O tempo de processamento varia de acordo com o tipo de transferência que foi realizado, veja abaixo:

  • Transferência do Banco Itaú para outra conta no Banco Itaú (independente da agência) – O valor cai na hora, pois a transferência é instantânea e está disponível todos os dias, inclusive feriados, 24 horas.
  • Transferência do Banco Itaú para outro banco via DOC – Geralmente o valor cai no dia útil seguinte ao envio; caso a transferência tenha sido feita em final de semana, feriado ou fora do horário comercial, acrescente mais um dia útil. Assim, as transferências via DOC podem demorar até 3 dias úteis para constar na conta do destinatário.
  • Transferência do Banco Itaú para outro banco via TED – Caso a transferência seja feita em dia útil e dentro do horário comercial o valor entra na conta do destinatário no mesmo dia, geralmente poucos minutos após a efetivação. O banco que recebeu o crédito tem até as 17h30 do dia em que a transferência foi realizada para efetivar o crédito na conta.

O prazo para transferências de outros bancos para o Itaú é o mesmo:

  • DOCs caem em até 3 dias úteis;
  • TEDs caem no mesmo dia caso a transferência seja feita dentro do horário comercial das Transferências Eletrônicas Disponíveis;

Neste artigo explicamos as diferenças entre o DOC e a TED.

O meio em que a transferência foi realizada – internet banking, caixa eletrônico, fonebank ou aplicativo – não influencia no tempo de processamento das transferências bancárias.

Caso tenha que fazer transferências de um banco para outro, nossa recomendação é para que sempre opte pela TED, pois ela é muito mais rápida do que as transferências via DOC.

Uma boa notícia é que os bancos brasileiros já trabalham com o SFD (Sistema Financeiro Digital), tal sistema vai permitir transferências instantâneas entre bancos distintos 24 horas, mesmo em finais de semana e feriados.

Note, no entanto, que independente do tipo de transferência realizada pode acontecer da transação ficar pendente do banco de origem ou de destino por questões de segurança e compliance.

Matérias relacionadas no Conta-Corrente