Apps no celular promovem a inclusão bancária

No primeiro semestre de 2016 o Conselho Monetário Nacional (CMN) regulamentou a abertura e o encerramento de contas bancárias por meio da internet. Em pouco tempo já surgiram diversas instituições permitindo a abertura de conta-corrente via internet ou por aplicativos no celular. Já há inclusive instituições 100% digitais e que prometem conta bancária ilimitada e sem tarifa de manutenção.

conta-corrrente-digital-sem-tarifa

O Banco Intermedium foi a primeira instituição a liberar a abertura e o encerramento de contas via internet, ainda em 2015. O banco também foi o primeiro a oferecer a Conta Digital sem tarifas, com transferências e saques ilimitados.

Poucos meses depois surgiu o Banco Original, banco 100% digital e que foi o primeiro a liberar a abertura de conta-corrente por aplicativo no celular – iPhone e Android – além de ser a primeira instituição a adotar a biometria facial para combater fraudes bancárias e evitar que contas sejam abertas em nome de “laranjas”.

Este mês surgiu o Banco Neon, novo banco 100% digital e que também promete ser livre de tarifas de manutenção, ter atendimento 24 horas, não cobrar anuidade e ainda oferecer um cartão internacional com a bandeira VISA.

De todas as instituições apresentadas até agora, a Conta Digital do Banco Intermedium é a que oferece o melhor custo-benefício, a instituição é 100% livre de tarifas e ainda oferece um cartão múltiplo habilitado na função “débito” com a possibilidade de liberar a função crédito de acordo com o tempo do relacionamento, sem comprovação de renda.

O Intermedium também é o único que oferece transferências ilimitadas via TED para qualquer banco, saques ilimitados na rede Banco24Horas e depósito através de boleto bancário, tudo de graça!

O Banco do Brasil já anunciou que, em breve, também liberará a abertura e o encerramento de contas via internet. Um teste piloto já está sendo realizado pela instituição financeira desde Julho de 2016. Todavia, não há previsão de quando o novo aplicativo que permitirá a abertura de uma conta simplificada pela internet será liberado.

Essa é uma tendência que ficou evidente em 2016. Em breve mais e mais instituições devem adotar essa forma de negócio. No longo prazo isso deve caracterizar no encerramento de agências, já que as contas digitais dispensam a necessidade de atendimento presencial, pois tudo o cliente consegue fazer online: pelo computador ou pelo celular.

E você, já abriu a sua conta digital sem tarifa de manutenção?

Matérias relacionadas no Conta-Corrente