Banco Inter volta a permitir alteração do sacado nos boletos

Em Outubro noticiamos aqui no Conta-Corrente que o Banco Inter havia suspendido a emissão de boletos bancários com o sacado alterado em contas Pessoa Física, hoje anunciamos que a função voltou a ficar disponível, visto que todos os boletos emitidos agora pelo banco são registrados pelo CPF ou CNPJ tanto do beneficiário quanto do pagador.

Com a novidade passa a ser possível usar a conta digital Pessoa Física para emitir boletos de cobranças a terceiros, antes o banco havia dito que o boleto bancário era exclusivo para depósito próprio, limitando o seu uso.

Cada conta Pessoa Física do Banco Inter pode emitir até 100 boletos por mês, esse número é mais do que o suficiente para a maioria das pessoas.

Alteração do Sacado no Banco Inter

Banco Inter volta a permitir a alteração do sacado (pagador) nos boletos bancários emitidos pela Conta Digital Pessoa Física (imagem: reprodução Internet Banking / Banco Inter)

A liberação da alteração do sacado também pode estar relacionado ao controle maior do Banco Central, já que o órgão exigiu que todas as cobranças, independente do valor, fossem registradas com o CPF ou CNPJ tanto do cedente quanto do sacado para aumentar o controle e também facilitar o dia a dia dos consumidores.

Dentre as vantagens do boleto registrado podemos citar:

  • Dificulta a falsificação, pois todas as cobranças são emitidas com o CPF ou CNPJ tanto do emissor quanto do pagador da cobrança;
  • Torna todos os boletos compatíveis com o Débito Direto Autorizado, o que permite a visualização eletrônica dos dados da cobrança;
  • Permite o pagamento após o vencimento em qualquer banco, desde que o emissor permita (o que não é o caso do Banco Inter);
  • Torna todos os boletos rastreáveis, já que acaba com o anonimato na emissão de cobranças;

Para que serve a alteração do sacado do boleto

O sacado do boleto bancário é a pessoa ou empresa para qual a cobrança é destinada; é o responsável pelo pagamento do boleto. Ao gerar cobranças para terceiros, é recomendado a alteração do CPF ou CNPJ do pagador, pois a alteração permite que o boleto seja também identificado pelo Débito Direto Autorizado (DDA).

Embora a empresa tenha permitido a alteração do sacado (pagador), os boletos emitidos pelo Inter continuam não sendo protestáveis.

A alteração do sacado já estava disponível na Conta Digital PRO (exclusiva para Pessoa Jurídica), sendo uma ótima opção para cobrar clientes ou até mesmo transferir recursos de outras instituições sem o pagamento de tarifa.

Para gerar um boleto bancário com sacado alterado basta acessar o Internet Banking ou aplicativo e selecionar a opção DEPÓSITO POR BOLETO, posteriormente basta confirmar o valor e os dados do sacado. Caso opte por alterar o sacado é necessário o fornecimento de alguns dados, são eles: CPF ou CNPJ, endereço, telefone e e-mail da pessoa que vai realizar o pagamento, pois tal informação será inclusa no respectivo campo do boleto.

Matérias relacionadas no Conta-Corrente