Como cadastrar um novo Token Original em caso de troca de celular

Token Original garante segurança nas transações da conta digital. Em caso de troca de smartphone o correntista deve providenciar o cadastramento de um novo dispositivo de segurança para conseguir realizar operações financeiras, veja como.

O Banco Original utiliza recursos de última geração para garantir a segurança de seus correntistas. Para realizar transações na conta digital é necessário habilitar o TOKEN ORIGINAL, que é um segundo aplicativo que deve ser utilizado em conjunto com o aplicativo principal no qual você acessa a sua conta.

Para realizar operações financeiras pelo aplicativo ou via internet banking, será solicitado que o correntista confirme a transação no token ou então informe o código gerado pelo dispositivo de segurança.

O token dá mais segurança as operações, pois impede que uma pessoa que, porventura, tenha acesso à sua senha consiga realizar operações financeiras.

Em caso de troca de celular o correntista do Banco Original deve entrar em contato com a central de atendimento ou então realizar o procedimento de troca pelo novo celular, pois ele é indispensável para validar transações no internet banking e mobile banking. O aplicativo impede que terceiros façam transações na sua conta em caso de roubo da senha, o app só precisa ser cadastrado uma única vez e gera códigos dinâmicos para dar mais segurança as transações.

O Banco Original adota recursos de tecnologia para dar segurança aos correntistas e prevenir fraudes. O Token Original é um aplicativo obrigatório para todos os correntistas do banco digital, por meio dele é possível validar transações via APP ou Internet Banking. A chave de segurança gera códigos aleatórios que são usados para validar operações via internet banking.

Token Original

Em caso de troca ou formatação de celular é necessário recadastrar o aplicativo Token Original do Banco Original (divulgação)

Quando o correntista abre a conta ele recebe um e-mail e mensagem SMS com instruções detalhadas sobre como efetuar o cadastro. No e-mail chega um arquivo em formato PDF que só pode ser aberto com a senha enviado por SMS. Por questões de segurança tanto o e-mail quando a senha só são enviados para o celular cadastrado. Caso seus dados estejam desatualizados junto ao banco digital, será necessário entrar em contato e efetuar a atualização antes de solicitar um novo cadastramento.

CADASTRAR O TOKEN ORIGINAL EM UM NOVO CELULAR

Há duas formas para cadastrar o token em um novo telefone: via central de atendimento com a ajuda de um atendente ou então por meio do aplicativo do Banco Original. A opção mais recomendada é via chat pelo bot (atendimento automatizado) do aplicativo da conta digital, tal como detalharemos a seguir.

Caso tenha trocado ou formato o seu celular, será necessário baixar o aplicativo Token Original na Google Play Store ou Apple Store e solicitar um novo cadastramento.

No celular em que deseja cadastrar um novo token acesse a sua conta com o número de seu CPF (Cadastro de Pessoa Física) e senha virtual (a mesma que você utilizava para acesso no aplicativo anterior). Com o aplicativo instalado você só conseguirá realizar consultas, pois não tem o token para validar as operações.

Para cadastrar um novo token selecione a opção ATENDIMENTO > CHAT, no campo de chat digite “token”, você verá a opção Cadastrar um Novo Token, provavelmente a mensagem será enviada por um bot (robô), aí é só confirmar a solicitação.

Após selecionar “cadastrar novo token” você receberá um SMS com uma senha e um PDF no seu e-mail. Use a senha recebida por SMS para abrir o PDF, daí é só informar o código no aplicativo TOKEN ORIGINAL. Pronto! Em menos de 5 minutos você cadastrou o token do original em um novo celular.

CADASTRO DE NOVO TOKEN PELA CENTRAL DE ATENDIMENTO

Nós recomendamos que tente primeiro cadastrar um novo token pelo chat do aplicativo do Banco Original, ao digitar a opção TOKEN o atendimento eletrônico do APP já sugere o envio das instruções para cadastramento em um novo celular. Caso prefira, faça a solicitação pela central de atendimento.

Importante: Para cadastrar o Token via telefone é recomendado que o correntista ligue de um outro telefone, pois será necessário abrir o aplicativo durante o atendimento. Tenha também papel e caneta para adotar o código de habilitação.

O atendimento do Banco Original está disponível todos os dias, 24 horas, pelos telefones abaixo:

  • Capitais e regiões metropolitanas: 4004-0800
  • Demais localidades: 0300-777-0800
  • Exterior (ligue a cobrar): +55 11 2565-0800

O atendente confirmará algumas informações por segurança e passará instruções detalhadas sobre o cadastramento via aplicativo. Ele passará dois códigos que deverão ser usados para habilitar o dispositivo de segurança e fazer a vinculação na conta. Em alguns casos o código pode ser enviado por e-mail, tal como ocorre com o pedido de troca feito pelo chat.

Update: desde Janeiro de 2018 o código de cadastramento do token passou a ser enviado exclusivamente por e-mail e SMS. O atendente da central de atendimento não fala mais o código para cadastramento, em vez disso, ele orienta como realizar a instalação e adicionar o código secreto recebido por e-mail no aplicativo.

COMO HABILITAR O TOKEN ORIGINAL RECEBIDO POR E-MAIL E SMS

O procedimento de cadastramento do token é exatamente igual quando você abriu a conta:

  • Acesse seu e-mail, lá haverá um e-mail do Banco Original com um arquivo em PDF;
  • O arquivo em PDF está protegido por senha. A senha foi enviada para o seu celular cadastrado;
  • Após abrir o PDF recebido por e-mail com a senha que o banco enviou por SMS, basta abrir o aplicativo TOKEN Original e realizar o cadastramento;

O token é cadastrado por meio de dois códigos que estão no PDF, após incluir e clicar em “validar” o dispositivo de segurança será habilitado.

Para validar transações no internet banking você têm duas opções:

  • Informar a senha dinâmica gerada pelo aplicativo naquele momento (a senha muda a cada minuto); ou;
  • Enviar uma notificação para o celular cadastrado; daí é só confirmar ou recusar a transação no celular;

Já as transações pelo smartphone são validadas exclusivamente pelo token, o processo é feito de forma automática. O aplicativo do Banco Original se comunica com o aplicativo do Token e faz a validação da operação por meio da checagem da autenticidade do token cadastrado no dispositivo.

Dicas de segurança:

  • Nunca informe a sua senha a terceiros
  • Não use senha fáceis de serem deduzidas (data de nascimento, casamento, número de telefone, etc)
  • Troque periodicamente a senha (é recomendada a troca a cada 6 meses)
  • Nunca forneça o token à terceiros
  • O Banco Original nunca solicita os códigos do token no acesso ao internet banking (apenas para validar operações)
  • Tenha uma senha de bloqueio no celular onde o aplicativo e o token do Banco Original está cadastrado
  • Não use o aplicativo do banco em dispositivo com root, isso deixa a sua conta vulnerável
  • Evite acessar a sua conta usando redes públicas de WIFI

Para muitos pode ser um incômodo ter que instalar dois aplicativos no celular para usar a conta digital, mas o procedimento visa a segurança dos correntistas. Os bancos que não fazem uso de token tem maior incidência de fraude financeira. O token por SMS não é tão seguro quanto muitos pensam, há diversos relatos de consumidores que tiveram o número de celular “desviado” para outro chip sem o consetimento do titular.

O Original é a escolha certa para quem procura uma conta digital segura e com aplicativo e internet banking moderno e funcional.

De todos os bancos digitais do mercado, o Banco Original é o que possui a plataforma mais robusta. A instituição possui inclusive uma central de desenvolvimento nos Estados Unidos para trazer o que há de melhor em tecnologia para seus clientes.

Leia também: 15 Dicas de segurança para acessar o Banco pela internet

Matérias relacionadas no Conta-Corrente