Diferença entre conta bancarizada e não-bancarizada

Existem dois tipos de contas digitais: bancarizada e não-bancarizada. Entenda quais são as diferenças entre essas duas modalidades.

É cada vez maior a oferta de contas digitais, algumas delas são capazes de substituir completamente um banco, é o caso da conta digital do Intermedium, Banco Original, Next e Neon. Já outras são contas digitais não-bancarizadas, a seguir explicaremos o significado do termo.

O que é uma conta digital bancarizada?

A conta digital bancarizada é uma modalidade de conta no qual o correntista tem uma conta-corrente ou poupança em um banco e/ou instituição financeira credenciada ao Banco Central.

A conta bancarizada é capaz de enviar e receber transferências via DOC (Documento de Ordem de Crédito) e TED (Transferência Eletrônica Disponível) de/para qualquer banco brasileiro.

É importante notar que a conta bancarizada sempre terá:

  • Agência
  • Número da conta
  • CPF ou CNPJ deverá ser do beneficiário da conta
  • A titularidade da conta deverá ser no nome do beneficiário

O que é uma conta digital não-bancarizada?

Já a conta digital não-bancarizada é semelhante a um banco, ela permite enviar DOC/TED, fazer pagamentos, transferências, depósitos, etc. A principal diferença é que ela NÃO recebe DOC/TED na titularidade do correntista.

Resumindo: O cliente de uma conta digital não bancarizada não é capaz de receber DOC/TED em seu nome. Pode até ser que ele consiga depositar usando DOC/TED, mas o depósito deverá ser feito em uma conta no nome da empresa de pagamento.

COMO IDENTIFICAR UMA CONTA BANCARIZADA OU NÃO-BANCARIZADA

É simples identificar uma conta digital bancarizada. A conta bancarizada possui um código de compensação (exemplo: Itaú é 341, Banco do Brasil é 001, Bradesco é 237, etc). Além disso, você terá uma conta-corrente ou poupança em seu nome para receber transferência de outros bancos.

Já a conta não bancarizada não gera um número de agência e conta para receber transferência de outros bancos. Pode ser que ela até permita o depósito via DOC/TED, mas, em vez de depositar na sua conta, você faz o depósito na conta da empresa de pagamento e ela credita o valor na sua conta digital.

Resumindo: Com a conta bancarizada o cliente é correntista de um banco e pode usar o número da conta para receber o salário ou então pagamentos que exigem que o consumidor tenha uma conta em sua titularidade: exemplo: Nota Fiscal Paulista, Restituição de Imposto de Renda, salário, etc. Já a conta não-bancarizada não gera um número de agência e conta, embora permita realizar a maioria dos serviços bancários.

Exemplos de contas bancarizadas:

  • Intermedium
  • Banco Neon
  • Banco Original
  • Agipag do Banco Agiplan
  • Next
  • Bradesco
  • Itaú
  • etc….

Superdigital (antigo ContaSuper) a modalidade era não-bancarizada, mas uma parceria com o Banco Santander fez com que todo cliente tivesse um número de agência e conta exclusivo no Santander para receber depósitos e transferências a partir de qualquer banco.

Exemplos de contas digitais não-bancarizadas:

Matérias relacionadas no Conta-Corrente