O Banco do Brasil abandonou a Conta Eletrônica e passou a oferecer a Conta Fácil BB, que é uma conta digital aberta pelo celular, mas que é inferior. Diferentemente da extinta Conta Eletrônica, a Conta Fácil não possui transações ilimitadas por canais eletrônicos, ou seja, ela não é livre de tarifas como a primeira. Nesta semana recebemos uma grande quantidade de mensagens perguntando qual é a diferença entre as duas modalidades, neste artigo explicaremos de forma objetiva, veja.
Conta Eletrônica BB – Não está mais disponível para novos clientes, foi uma conta digital gratuita e ilimitada para transações por canais eletrônicos semelhante a iConta do Itaú, Digiconta e Conta Digital Intermedium. Ela destaca-se por oferecer saques e transferências ilimitadas para qualquer banco via DOC ou TED.
Para o investidor e para os consumidores que realizam várias transferências por mês essa modalidade de conta é excelente.
Felizmente o BB só suspendeu a abertura da modalidade para novos clientes. Os correntistas que já tinham o pacote BB Conta Eletrônica (Digital) continuam tendo a modalidade oferecida, ou seja, não precisam pagar tarifa nenhuma para movimentações através dos canais eletrônicos (caixa eletrônico, internet banking ou app).
BB Conta Fácil – A Conta Fácil BB é muito confundida com a extinta conta digital pois ela é chamada de “Conta Digital” pelo fato da abertura ser feita pelo celular, sem burocracia, o futuro correntista abre a conta na hora e não precisa ir até uma agência. Diferentemente da conta eletrônica, a Conta Fácil não possui saques e transferências ilimitadas, o correntista precisa selecionar um pacote de tarifa ou então optar por pagar pelos serviços que utilizar de forma avulsa.
Perceba que a Conta Fácil pode ou não ter tarifa de manutenção, mas ela jamais lhe dará transações ilimitadas por canais eletrônicos. A modalidade também não pode ser considerada uma conta-corrente, pois ela é uma conta pré-paga que possui limite de movimentação mensal, ao atingir R$ 5 mil ou mais na conta ela fica temporariamente bloqueada até o mês seguinte.
Outra desvantagem é que ela não oferece acesso a produtos financeiros como: cartão de crédito, cheque especial, empréstimo pessoal, investimentos, capitalização, envio e/ou recebimento de recursos do exterior, etc. Ela é, resumidamente, mais limitada que a conta eletrônica.
Em uma só frase podemos resumir:
- Conta Eletrônica BB (extinta): Ilimitada e sem tarifa!
- Conta Fácil BB: Conta Pré-Paga aberta pelo celular, com ou sem tarifa de manutenção, mas jamais ilimitada!