É seguro abrir conta bancária pela internet?

Há casos em que é mais seguro abrir conta bancária pela internet do que na agência. Os bancos digitais têm adotado diversos mecanismos de segurança para prevenir fraudes.

No Brasil a abertura de conta-corrente pela internet já é realidade, há dezenas de bancos que já oferecem essa comodidade aos seus clientes, dentre eles podemos citar: Banco Itaú, Bradesco, Banco do Brasil, Caixa, Santander, Inter, Banco Agiplan, dentre vários outros, não faltam opções! Neste artigo o Portal Conta-Corrente falará sobre a segurança de abrir uma conta online, saiba o porquê a abertura é tão segura quanto na agência.

Quando o Banco Central do Brasil (BCB) liberou a abertura de conta pela internet no dia 25 de Abril de 2016, uma das exigências foi de que as instituições financeiras adotassem mecanismos de segurança para combater fraudes financeiras, tal como a abertura de conta em nome de “laranja”, por exemplo.

Internet Banking

O Internet Banking (banco na internet) permite que o correntista realize operações bancárias pelo computador, dispensado a necessidade de ir na agência.

As instituições que disponibilizam a abertura online geralmente contam com diversos mecanismos de segurança para validar a identidade do solicitante, são elas:

  • Análise de risco;
  • Selfie ou Vídeo do correntista para validar a identidade;
  • Fotos de documentos;
  • Validação de assinatura e do documento de identificação;
  • Confirmação do número do telefone;
  • GeoLocalização – confirmação do endereço do futuro correntista pelo GPS do celular;

Já na agência não há tantas verificações de segurança. Podemos dizer que é mais fácil abrir uma conta em nome de laranja em uma agência do que via celular. A excessão fica por conta do Banco do Brasil, a instituição é a única que abre conta pelo celular sem confirmar a identidade do correntista de forma efetiva, nem mesmo SELFIE a instituição solicita.

Claro que a abertura de conta pela internet não é 100% segura, nada neste país é 100% seguro, os criminosos sempre encontram maneiras de cometer fraudes, infelizmente!

Para se prevenir de fraudes financeiras o ideal é que o consumidor tenha um serviço de acompanhamento do CPF (Cadastro de Pessoa Física) e também o REGISTRATO do Banco Central, sistema que lista todas as contas bancárias abertas em seu nome.

Matérias relacionadas no Conta-Corrente