Intermedium pode recusar a abertura de uma conta?

Todos os bancos possuem uma política de crédito própria, nenhuma instituição financeira é obrigada a aceitar todos os clientes, ter a abertura da conta recusada nem sempre significa que o solicitante está com o “nome sujo”, a recusa pode estar relacionada a critérios internos que, por segurança, não são divulgados. Embora o número de solicitações recusadas pela Intermedium seja baixo, a instituição também pode indeferir o pedido de abertura (mesmo que o cliente não tenha nenhuma restrição), sendo o motivo mais comum alegado o desinteresse comercial.

A recomendação é para que os clientes que tentaram abrir uma Conta Digital no Intermedium e tiveram o pedido indeferido, tentem novamente após, no mínimo, 180 dias (6 meses), pois a decisão do banco pode mudar dentro desse período.

Rejeitar abertura de conta

Banco pode rejeitar a abertura de conta-corrente ou poupança por desinteresse comercial.

Não há muito o que se fazer, quando o banco recusa a abertura de conta por Desinteresse Comercial a solução é procurar outra instituição financeira. A boa notícia é que existem vários opções gratuitas (com pacote de Serviços Essenciais), tal como: Neon, Banco Original e Agipag do Banco Agiplan, todas elas podem ser abertas pela internet.

Desinteresse Comercial – O desinteresse comercial pode estar relacionado a “n” motivos, tal como já falamos aqui. O banco faz uma análise de crédito e de risco no momento da solicitação de abertura, para aumentar as chances de ser aprovado recomendamos que:

  • O solicitante apresente documentos legíveis no momento da abertura;
  • Os dados informados na abertura da conta sejam todos condizentes com o cadastro nos órgãos de proteção ao crédito (SCPC ou SERASA);
  • O comprovante de endereço deve estar no nome do solicitante da conta ou de um dos pais. Caso não tenha comprovante de residência no nome recomendamos que faça uma declaração de endereço com firma reconhecida em cartório;

Documentos ilegíveis ou desatualizados – A maioria das recusas do banco pode estar relacionado a confiabilidade dos documentos apresentados, o solicitante da conta-corrente apresenta um documento de identificação oficial com foto muito antigo ou ilegível, o que dificulta a validação dos dados para comprovar a identidade do solicitante.

Principais motivos para a recusa de conta:

  • Documentos Ilegíveis;
  • Desinteresse Comercial;
  • Comprovante de Residência não aceito;
  • Cliente não passou na análise de segurança;
  • Divergência nos dados;

O Banco Intermedium abre conta inclusive para consumidores que estão com o nome nos órgãos de proteção ao crédito (negativados), portanto, a recusa na conta pode não ter nenhuma relação com o “nome sujo”, conheço vários correntistas que abriram a conta mesmo estando com o nome no SCPC ou SERASA.

Matérias relacionadas no Conta-Corrente