Sem porta giratória e sem dinheiro, Sicredi terá agência 2.0 no Paraná.
Na próxima segunda-feira (21), a Sicredi Centro Sul PR/SC/RJ lançará um novo modelo de agência bancária com foco na digitalização da economia e o fim do dinheiro físico. A agência será inaugurada na cidade de Inácio Martins no Paraná, ela não contará com papel moeda.
Embora a agência ofereça toda a estrutura de um banco, a ideia é que a agência não tenha dinheiro em espécie, pois os correntistas terão que movimentar a conta de forma 100% digital, seja pelo internet banking ou pelo celular.
A nova agência da Sicredi Centro Sul poderá servir como modelo para outras unidades. No local será possível abrir conta-corrente, poupança, investimentos, seguros, consórcios e obtenção de crédito em geral.
Tudo será realizado sem que o correntista tenha que movimentar dinheiro em espécie, o que já é uma tendência da digitalização da economia.
De acordo com Helton Cesar Kolecha, diretor-executivo da Sicredi Centro Sul PR/SC/RJ, a ideia é que o ciclo do dinheiro físico seja fechado, pois as transações estão cada vez mais digitais: “Além de estarmos mais próximos dos associados ofertando soluções adequadas ao seu momento financeiro, queremos fechar o ciclo do dinheiro, possibilitando que a população possa receber seu salário/receitas e pagar suas contas pessoais de forma simples, rápida e segura, sem precisar do dinheiro em papel.”, afirmou.
Para o associado que precisar depositar ou sacar em espécie, a solução será utilizar uma outra agência do Sicredi.
MODELO DE AGÊNCIA GEROU CONVITE DA ONU
A Sicredi já havia testado a “agência sem dinheiro” no município de Cafeara no Paraná, tal iniciativa resultou em um convite da ONU (Organização das Nações Unidas) para que a ideia fosse apresentada pela cooperativa em um evento realizado em Nova York em Julho de 2019.
Enquanto os bancos tradicionais apostam no fechamento das agências para tornar os negócios mais sustentáveis, as cooperativas vão na contramão e focam na abertura de novos pontos de atendimento, mas a tendência é o surgimento de agências como essa anunciada pela Sicredi Centro Sul, onde dinheiro físico não é aceito.
Por não movimentar dinheiro em espécie a agência terá uma estrutura muito mais acolhedora, ao passar pela porta principal o cliente já entra na agência, pois não haverá porta giratória detectora de metal.
A movimentação de dinheiro físico no Brasil tende a acabar nos próximos anos, uma PL (Projeto de Lei) pretende tornar ilegal pagamentos em espécies acima de um determinado valor. O fim do dinheiro físico deve ser acelerado no Brasil em 2020/2021 com o surgimento das transferências instantâneas 24/7.
A Sicredi é a mesma cooperativa que está por trás da conta Woop, cuja abertura e o gerenciamento é feito 100% celular.