Conta Salário recebe transferência e depósito bancário?

Algumas empresas costumam abrir uma conta-salário exclusiva para cada funcionário, essa conta é utilizada para efetuar o pagamento do salário, benefícios, 13o e quaisquer que sejam os pagamentos realizados pelo empregador. A Conta Salário tem a vantagem de não cobrar tarifa, ela é completamente isenta de tarifa de manutenção e inclui gratuitamente os chamados Serviços Essenciais. O trabalhador consegue usar a conta para compras no cartão de débito, saque ou ainda para pagamento de contas, infelizmente essa modalidade não permite depósitos e/ou transferências de terceiros, qualquer outro crédito que não o do empregador será, automaticamente, recusado.

Contas para Pessoa Jurídica (PJ) deverá ser o próximo passo dos bancos 100% digitais.

Dessa forma a Conta Salário não pode ser utilizada para receber rendimentos de terceiros, justamente pelo fato desse tipo de conta ser utilizado apenas para fins trabalhistas. O trabalhador, no entanto, pode transferir o valor acumulado para qualquer outro banco, o que não pode é adicionar crédito na conta.

Confirme se a sua conta é, realmente, Conta Salário – Alguns bancos abrem uma conta-corrente convencional ao invés da conta-salário para permitir que o cliente movimente mais a conta e tenha até cartão de crédito. Verifique, portanto, se o seu banco abriu uma conta-salário ou se foi uma modalidade convencional, se sim, ela está apta para fazer e receber transferência para qualquer banco via DOC ou TED, além de permitir o envio de recursos entre contas da mesma instituição.

Modalidades de conta:

  • Conta Salário – Não aceita crédito de terceiros, sendo assim, é impossível receber depósitos ou transferências que não o do empregado. Só a empresa e/ou empregador é capaz de enviar recursos para essa modalidade de conta.
  • Conta Salário com Conta-Corrente Integrada – Faz e recebe transferências via DOC ou TED normalmente.
  • Conta Salário + Poupança Integrada – Faz e recebe transferências de qualquer banco via DOC ou TED pelo lado poupança.

No caso das contas vinculadas, a segunda conta geralmente tem numeração diferente da primeira para diferenciar as modalidades e evitar que o correntista tente enviar recursos para a conta-salário, o que não é permitido por nenhum banco.

Portabilidade de salário é um direito do consumidor – O que pouca gente sabe é que pode pedir a portabilidade do salário para qualquer outro banco, basta solicitar ao banco atual através de formulário específico que o seu salário seja transferido para qualquer outra conta de sua titularidade, o banco responsável pela conta-salário deverá efetuar a transferência total dos recursos no dia do recebimento, sem cobrar nenhuma tarifa por isso!

Matérias relacionadas no Conta-Corrente