Banco está cobrando IOF na sua conta bancária? Entenda o porquê da cobrança.
A sigla IOF vem das palavras Imposto sobre Operações Financeiras, tal como o nome já sugere, trata-se de um tributo cobrado sobre as operações financeiras, geralmente quando o cliente faz um empréstimo ou utiliza uma linha de crédito da instituição. O IOF é um tributo IMPOSTO pelo governo, não se trata de uma tarifa cobrada pela instituição financeira. A cobrança do tributo leva em conta o tipo de transação efetuada e não a instituição financeira.

Algumas transações financeiras estão sujeitas à cobrança de IOF, tributo cobrado pelo Governo Federal em determinadas transações financeiras.
As siglas mais comuns para identificar a cobrança são:
- IOF OP. FIN.
- Cobrança de IOF;
- IOF OP FINANCEIRA;
- IOF OP. F.
- IOF Empréstimo;
- IOF uso de limite especial;
- Tributo uso limite especial;
- Imposto sobre Operações Financeiras;
O valor do IOF varia de acordo com o tipo de operação. Nas transações bancárias o mais comum é que seja cobrado 0,38% do valor da operação, mas há casos em que a alíquota pode chegar a até 6,38%, recentemente o governo brasileiro aumentou a alíquota para transferências ao exterior para contas de mesma titularidade, por exemplo.
O valor do tributo é sempre calculado sobre o montante da operação.
IOF não é tarifa, é tributo!
Situações em que o IOF pode ser cobrado na conta
São várias as situações em que o IOF – Imposto sobre Operações Financeiras – pode ser cobrado na conta-corrente ou poupança pelo banco, a seguir descrevemos as transações mais comuns:
- Utilização de cheque especial – limite especial da conta-corrente;
- Empréstimo Pessoal;
- Compra internacional com o cartão;
- Remessa ao Exterior – transferência para conta no exterior;
- Saque de dinheiro usado a função crédito do cartão;
- Correntista deixou o saldo da conta negativo (usou o adiantamento ao depositante, por exemplo);
Caso não tenha realizado nenhuma das operações mencionadas acima e mesmo assim tenha sido cobrado pela IOF, entre em contato com a instituição financeira pois pode ser tratar de um erro sistêmico ou cobrança indevida.
Muitos correntistas entram em contato com o banco reclamando sobre o lançamento do IOF sem saber que o tributo é cobrado em várias operações financeiras.