A ouvidoria geralmente é a última tentativa de solucionar uma reclamação junto à instituição financeira. A CEF possui uma ouvidoria 0800.
Caso seu problema não seja solucionado pelo SAC da Caixa Econômica Federal o correntista (ou não-correntista) pode registrar a demanda na Ouvidoria da Caixa, que é um canal especializado no tratamento de reclamações. Tal central de atendimento funciona em dias úteis, de segunda a sexta-feira, das 9 h às 18 h (horário de Brasília). Nesta matéria o Conta-Corrente ensinará como registrar uma demanda de atendimento.
Esperamos que a sua solicitação seja solucionada pela Ouvidoria. Caso a Ouvidoria também não funcione a solução é procurar os órgãos reguladores e de defesa do consumidor (BACEN, ReclameAqui e Procon, por exemplo) ou então procurar à justiça.
A Ouvidoria da Caixa atende pelo telefone 0800-725-7474 (apenas registro de Denúncias e Reclamações não solucionadas por outras centrais de atendimento). O atendimento está disponível de segunda a sexta-feira (exceto feriados) das 9 h às 18 h pelo horário de Brasília.
É muito importante que o cliente anote o número de protocolo da reclamação, pois ele é o comprovante da reclamação.
Para ser atendido pela Ouvidoria CEF é fundamental que o cliente já tenha um número de protocolo de tentativa de solução do problema em outra esfera de atendimento (SAC ou Central de Atendimento, por exemplo). Caso ainda não tenha um número de protocolo recomendamos que tente solucionar o problema primeiro pelo SAC (Serviço de Apoio e Atendimento ao Consumidor).
Prazo de solução: A ouvidoria tem prazo de resposta de até 10 dias úteis, contados a partir da data em que o cliente fez o registro da reclamação. Mas dependendo da gravidade da reclamação a solução pode ser dada em um prazo inferior.
Ao registrar uma demanda na ouvidoria tenha em mãos:
- Número da agência e conta (caso seja correntista)
- Número do protocolo de atendimento (obrigatório para ser atendido pela Ouvidoria)
- Número do contrato (se aplicável)
- Cartão (se tiver)
- CPF ou CNPJ do titular da conta e/ou produto/serviço
- 2 telefones de contato para que o banco entre em contato
- E-mail (se tiver)
- Endereço de correspondência completo, incluindo o CEP (Código de Endereçamento Postal)
- Papel e caneta para anotar o número do protocolo do atendimento