Divergência de valor em depósito no caixa eletrônico – O que fazer?

Fez um depósito no caixa eletrônico e o valor creditado na sua conta foi inferior? Saiba o que fazer para contestar a divergência de valor.

Os depósitos em espécie no caixa eletrônico estão sujeitos à contagem manual das notas por um funcionário do banco, caso o valor contido no envelope seja divergente, o banco não creditará o valor que o correntista informou ter depositado, e sim aquele que foi encontrado no interior do envelope. Caso tenha a certeza que depositou o valor correto, neste artigo ensinaremos como pedir a revisão de um depósito feito por envelope no caixa eletrônico.

Consumidor tem a possibilidade de contestar a contagem dos depósitos feitos por meio de envelope em caixas eletrônicos em caso de divergência.

Em caso de divergência no valor do depósito o consumidor deve agir rápido, o ideal é que o pedido de revisão seja solicitado em, no máximo, 3 dias úteis a partir da data de depósito. Caso o consumidor demore muito tempo para pedir a conferência da checagem, pode acontecer das imagens das câmeras não estarem mais disponíveis.

Quando o cliente entra em contato informado que depositou um valor, mas foi creditado outro, a agência faz a verificação da filmagem do envelope, caso seja constado erro do funcionário o valor do depósito é corrigido e a diferença é reembolsada.

O ideal é entrar em contato com a própria agência onde o depósito foi realizado, mas se o depositante não puder comparecer pode ligar no SAC (Serviço de Apoio ao Cliente) para pedir a revisão do depósito.

O sistema de segurança no momento da contagem das notas é bastante rigoroso, o funcionário faz a contagem em uma sala cheia de câmeras e com a abertura do envelope em frente a uma câmara, além disso, a abertura dos envelopes costuma ser acompanhada por, pelo menos, dois funcionários que atestam o valor do envelope no momento da conferência.

Caso não tenha conferido as notas corretamente, pode ser que o erro seja do depositante!

Caso no envelope tenha alguma cédula falsa, pode ser que este seja o motivo da divergência de valor, informação essa que só pode ser obtida após a contestação do depósito junto ao banco.

Matérias relacionadas no Conta-Corrente