GRU poderá ser paga online no débito com o PagTesouro

PagTesouro permitirá pagamento online da GRU com débito em conta-corrente. A identificação do pagamento é feita na hora!

Pagar a GRU (Guia de Recolhimento da União) promete ficar mais fácil com o lançamento da plataforma PagTesouro, o projeto-piloto já começou a funcionar em parceria com a Anvisa, mas, em breve, deve ser estendido para o pagamento de todas as tarifas, taxas e contribuições recolhidas à União.

A GRU é o documento principal de arrecadação de tarifas, taxas e contribuições do Governo Federal. Além da Anvisa, o formato de pagamento também é utilizado no Imposto de Renda, Carnê Leão, Programa de Apuração de Ganhos e Capitais, solicitações de passaportes, dentre outros.

De início, o sistema aceita o pagamento online para quem possui conta no Banco do Brasil (BB), mas, em breve, o sistema deve aceitar também o pagamento de outras instituições financeiras.

Guia GRU

Governo quer digitalizar o pagamento da GRU para permitir identificação instantânea do pagamento do contribuinte. (imagem: GUIA GRU no formato de “boleto, divulgação Gov. Federal)

A principal vantagem do PagTesouro é na identificação dos pagamentos. Os pagamentos realizados via plataforma serão identificados na hora.

No futuro, pagar o passaporte, por exemplo, deve permitir a identificação do pagamento na hora, o que permitirá que o contribuinte agende a emissão do documento no mesmo dia.

Atualmente a identificação do pagamento da GRU segue o mesmo prazo dos boletos bancários, podendo demorar de 1 a até 3 dias úteis, dependendo da forma de pagamento. O novo sistema também deve dispensar a obrigatoriedade de impressão do comprovante, visto que a identificação do pagamento será imediata pela União.

A tecnologia foi desenvolvida pela Serpro – estatal de processamento de dados e de tecnologia do Governo Federal – e o principal objetivo é a facilitação do pagamento de contribuições à Receita Federal e outros órgãos do Governo Federal.

Além da plataforma online com conexão via internet banking, a Serpro estuda o lançamento de um sistema de pagamento de GRU via QR Code, pela plataforma o contribuinte obteria um QR Code que poderá ser lido pela câmera do celular nos aplicativos dos bancos conveniados.

Por enquanto, o PagTesouro funciona apenas interligado a plataforma da Anvisa pelo Sistema Solicita, seja para Registro de Alimentos, avaliações toxicológicas e certificação de boas práticas. Há ainda a expectativa de que seja lançado um aplicativo chamado PagTesouro para IOS e Android, o que deve simplificar os pagamentos móveis.

O Banco do Brasil foi escolhido como a primeira instituição financeira a integrar a plataforma PagTesouro pois já possui parceria com o Tesouro para o processamento de pagamentos.

Matérias relacionadas no Conta-Corrente