Os pagamentos por QR Code estão se popularizando no mundo todo pela sua facilidade, agilidade e segurança. No Brasil até mesmo grandes redes de e-commerces como B2W, Magazine Luiza e Via Varejo já anunciaram a criação de soluções de pagamento pela câmera do celular.
Nesta semana um usuário do twitter vazou que o aplicativo Google Pay terá uma funcionalidade que permitirá pagar por QR Code, como pode ser visto na imagem abaixo:
Cada usuário tem um código QR exclusivo, ele pode ser mostrado a qualquer pessoa, através dele é possível transferir dinheiro usando a câmera do celular. A transação é instantânea e o dinheiro já fica disponível na conta do destinatário.
Tal solução de pagamento vem sendo adotada em larga escala em vários países. No Brasil a Cielo anunciou a atualização de todas as suas máquinas de cartões e terminais POS para receber pagamentos por QR Code.
Google Pay is working on QR code for peer-to-peer payments pic.twitter.com/HxcYV8K2Be
— Jane Manchun Wong (@wongmjane) September 21, 2018
Como a novidade ainda não é oficial e não há relato de nenhum usuário brasileiro que conseguiu ter acesso ao menu, não sabemos se a funcionalidade estará disponível no mercado brasileiro.
Na Índia Google usa som para transferir dinheiro
Talvez o projeto mais ousado e inovador da gigante de buscas seja o Tez (palavra em Hindi que quer dizer rápido), ele está disponível no mercado indiano e permite a transferência de dinheiro através de ondas sonoras. A tecnologia batizada de Áudio QR permite que o usuário transfera dinheiro de uma pessoa para outra através de uma mensagem sonora.
A tendência é que o consumidor pague cada vez menos com dinheiro ou cartão. Estamos vivenciando um movimento Cardless (sem cartão) onde as empresas estão criando meios alternativos.
- Pagamentos por NFC usando o celular (Google Pay já disponibiliza no Brasil);
- Pagamentos por cartões com tecnologia Contactless;
- Pagamentos por QR Code;
- Transferência de dinheiro por sons (funcionalidade em teste pelo Google na Índia);
- Pagamentos usando a placa do carro (projeto-piloto do Agibank);
Cada dia surge uma nova tecnologia que promete revolucionar a forma como pagamos. Uma coisa é certa, os pagamentos em dinheiro ou com cartões estão com os dias contados.
Fontes (em inglês): The Verge, Jane Manchun Wong.