Data de vencimento informada errada no pagamento de conta e/ou boleto bancário via internet

O uso do internet banking, caixas eletrônicos e aplicativos para o pagamento de contas está crescendo cada vez mais entre os brasileiros. Hoje em dia só vai ao banco quem não tem acesso à internet. Neste artigo esclareceremos uma dívida muito comum entre os leitores do site Conta-corrente, saiba o que acontece caso informe uma data de vencimento errada ao realizar o pagamento de uma conta e/ou boleto bancário via canais eletrônicos.

Pacote gratuito do Banco Neon agora também inclui a emissão mensal de 1 boleto bancário

A boa notícia é que informar uma data de vencimento errada não trará transtornos para o cliente. A data de vencimento é solicitada apenas para facilitar a identificação daquele pagamento. Caso essa informação esteja errada, o pagamento será registrado da mesma forma, porém, pode demorar mais tempo para ser compensado. Ou seja, vai demorar mais tempo para que a empresa responsável pela cobrança dê baixa no pagamento.

Caso o pagamento demore mais de 5 dias para constar no sistema, entre em contato com a empresa responsável pela cobrança e envie o comprovante de pagamento. Não esqueça de informar que errou o dia do vencimento no momento do pagamento.

Erros de digitação são mais comuns do que se imagina.

  • Data de vencimento – errar a data de vencimento não gera qualquer transtorno para o cliente, pois o pagamento será identificado normalmente.
  • Linha Digitável (código de barras) – pode gerar transtornos caso o pagamento seja direcionado a uma empresa errada. É recomendado entrar em contato com o banco responsável pela cobrança e com a empresa que emitiu o documento para informar a situação e, assim, corrigir o pagamento.
  • Valor pago a menos – use o mesmo boleto para completar o valor (abatendo no “desconto” se preciso).
  • Valor pago a mais – Entre em contato com a empresa que emitiu a cobrança para obter a restituição do valor que foi pago indevidamente.
  • Pagamento em duplicidade – entrar em contato com o emissor para receber a restituição do valor pago indevidamente. Felizmente em 2017 o formato do boleto bancário vai mudar, o que impedirá o pagamento de um boleto em duplicidade e permitirá a atualização de cobranças vencidas em qualquer banco, e não apenas no emissor da cobrança.

Conclui-se que errar a data de vencimento não gera transtornos para o correntista. O problema é quando o erro é na linha digitável (código de barras) ou no valor do pagamento.

Matérias relacionadas no Conta-Corrente