Contribuição do INSS em débito automático em conta-corrente

Caso contribua com o INSS como autônomo ou profissional liberal, saiba que a forma mais prática para pagar o Carnê GPS da Previdência Social é através do serviço de débito automático, com esse serviço a contribuição será debitada automaticamente da sua conta todo dia 15, o que evita que o segurado atrase ou esqueça de efetuar o pagamento.

O serviço de débito automático é mais prático do que os carnês GPS (Guia da Previdência Social) que são vendidos em papelarias, pois não é necessário fazer o preenchimento manual, que está suscetível a erro.

Atualmente o Débito Automático de Contribuição do INSS está disponível para os seguintes bancos:

  • Banco do Brasil
  • Banco da Amazônia
  • Banco Santander
  • Banco Itaú
  • Banrisul
  • Banese
  • Caixa Econômica Federal
  • Banco Bradesco
  • Mercantil do Brasil
  • HSBC

Não é cobrada nenhuma tarifa pelo serviço de débito automático!

Cadastrar-se no serviço é fácil, pode ser feito via internet. Mas, para isso, será necessário ter a senha de 4 dígitos da Previdência Social. Caso ainda não tenha a senha do INSS agende atendimento em uma agência pelo telefone 135 ou pelo site www.previdencia.gov.br, daí é só ir na data e horário agendado para cadastrar a senha que dá direito a diversos serviços pela internet, incluindo o cadastramento no serviço de débito automático.

COMO CADASTRAR DÉBITO AUTOMÁTICO DO INSS

Para cadastrar o débito automático no banco que possui conta será necessário gerar um Código de Autorização de Débito Automático de Contribuições Previdenciárias, o que pode ser gerado pelo site cnis.inss.gov.br/DEBCONWeb, basta fazer login com o número de seu CPF (Cadastro Pessoa Física) e a senha de quatro dígitos previamente cadastrada em uma agência da Previdência Social.

login-debito-automatico-contribuicoes-inss

Já logado, em sua área exclusiva selecione AGENDAMENTO > INSERIR, tal como mostra a imagem abaixo:

inserir-debito-automatico-inss

Na tela seguinte será necessário preencher os seus dados, escolher o valor da contribuição e informar o banco no qual o valor deve ser descontado. Na última tela será gerado um código, aí é só ir até o banco que possui conta para cadastrar-se no serviço.

No caso do Itaú e no Bradesco, por exemplo, o cadastramento do débito automático pode ser feito via internet.

O débito é feito todo o dia 15, é necessário que o contribuinte tenha disponível o valor em conta. Anualmente, o valor é reajustado, pelo serviço de débito automático não é necessário fazer nenhuma atualização, pois o valor da contribuição é atualizada automaticamente sempre que houver alteração nos valores junto a Previdência Social.

Matérias relacionadas no Conta-Corrente