Declarar saldo em contas no exterior é fácil, só é preciso converter o valor em Reais usando a cotação correta e informá-lo na coluna de bens e direitos do IRPF.
Caso tenha uma conta em dólar, euro ou qualquer outra moeda, seja ela aberta aqui ou no exterior, é preciso declarar essa informação no Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), caso contrário o contribuinte corre o risco de cair na malha fina, visto que a Receita Federal possui parceria com outros países para a troca de informações de contribuintes brasileiros. Neste artigo explicaremos sucintamente como fazer essa declaração sem burocracia.
As dicas que demonstraremos a seguir servem tanto para declarar contas bancárias no exterior quanto contas em dólar, euro e outras moedas abertas em bancos digitais e fintechs como C6 Bank, Banco BS2, Wise (ex-TransferWise), Nomad Global, BB Americas, dentre outras.
COMO DECLARAR SALDO EM CONTA NO EXTERIOR NO IMPOSTO DE RENDA
A informação mais importante que deve constar no seu imposto de renda é o saldo em moeda estrangeira convertido para reais em 31 de dezembro do ano-base da declaração. Por exemplo, na declaração de 2021, ano-base 2020, deve ser declarado o saldo em moeda estrangeira no dia 31 de dezembro de 2020.
A conversão do saldo deve ser feita através da cotação disponibilizada no site do Banco Central do Brasil, por lá é possível filtrar a cotação do dólar, euro e demais moedas estrangeiras no dia 31 de dezembro de qualquer ano.
Aí é só converter o saldo que você tinha no dia 31 de dezembro para o Real Brasileiro (BRL) usando a cotação disponibilizada no site do BC. Após descobrir o valor em reais que você tinha no último dia do ano-base da declaração, basta acessar o programa da declaração e, na coluna BENS E DIREITOS, selecionar a opção “62 – Depósito em conta corrente no exterior“. Na descriminação deve ser informado o tipo da conta, endereço da agência (se houver), saldo em moeda estrangeira e em reais no dia 31 de dezembro, agência e conta (se aplicável).
O lançamento de contas digitais em dólares que podem ser abertas sem burocracia pela internet fez com que muitos brasileiros tivessem que declarar contas no exterior pela primeira vez em 2021. Como no Brasil não é possível manter uma conta em dólar como Pessoa Física, quase todos os bancos que disponibilizam contas em dólares oferecem o produto com domicílio bancário no exterior.