Declaração de imposto de renda pré-preenchida está disponível online

Declaração pré-preenchida de imposto de renda pode ajudar o contribuinte a evitar a malha fina.

A Receita Federal informou que a partir do dia 25 de março de 2021, os contribuintes poderão acessar a Declaração de Imposto de Renda pré-preenchida do IR pelo e-CAC, tal funcionalidade estará disponível inclusive para os contribuintes que ainda não possuem certificado digital. O acesso poderá ser feito por código de acesso ou então cadastro no login único do Governo Federal, o Gov.BR.

IOF

Modelo pré-preenchido da declaração de imposto de renda estará disponível no e-CAC da Receita Federal a partir do dia 25 de Março de 2021.

A declaração de imposto de renda pré-preenchida pode ajudar o contribuinte a evitar uma possível malha fina, o documento – como o próprio nome já sugere – vêm preenchido com informações que a Receita Federal já recebeu sobre você de outras fontes, dentre elas:

  • Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais (DEFIS) das empresas;
  • Declaração de Imposto de Renda Retido na Fonte (DIRF);
  • Declaração de Serviços Médicos (DMED);
  • Declaração de Informações sobre Atividades Imobiliárias (DIMOB);
  • Declaração de Rendimentos de Bancos e Instituições Financeiras;

A principal intenção da Receita Federal ao facilitar o acesso ao documento é reduzir o número de contribuintes que caem na malha fina fiscal do imposto de renda, pois o sistema já mostrará ao cidadão algumas das informações que o órgão já sabe sobre a Pessoa Física. Ademais, o documento pré-preenchido pode ajudar o contribuinte a evitar erros no preenchimento do documento.

COMO OBTER A DECLARAÇÃO DE IR PRÉ-PREENCHIDA PELO E-CAC

É fácil! A partir do dia 25 de março de 2021 basta acessar o e-CAC no site da Receita Federal e, logado em sua área restrita, selecionar a opção MEU IMPOSTO DE RENDA. Na página do IRPF basta selecionar a opção DECLARAÇÃO PRÉ-PREENCHIDA, selecionar o ano-base e, por último, efetuar o download do documento solicitado.

Com o arquivo no computador, o contribuinte pode fazer a importação da declaração pré-preenchida diretamente no programa de declaração de imposto de renda.

A declaração pré-preenchida agiliza o preenchimento do IRPF e aumenta as chances do documento não cair na malha fina, o que poderá atrasar a sua restituição caso tenha imposto a receber.

O Fisco faz o cruzamento dos dados do contribuinte em várias bases, quando o contribuinte preenche a declaração do zero aumenta as chances de cair na malha fina caso declare alguma informação diferente daquilo que a Receita Federal recebeu. Se, eventualmente, a declaração pré-preenchida vier com algum dado incorreto, incompleto ou impreciso, o contribuinte deve corrigir a informação antes de enviar para evitar maiores transtornos.

Matérias relacionadas no Conta-Corrente