Contribuintes ganham mais 60 dias para entregar o Imposto de Renda de 2020.
A Receita Federal do Brasil (RFB) anunciou nesta quarta-feira (01), que o prazo final para a entrega do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) de 2020 (ano-base 2019) foi prorrogado em 60 dias. O prazo terminaria no dia 30 de Abril de 2020, mas, agora, o contribuinte terá até o dia 30 de Junho de 2020 para entregar a declaração de Pessoa Física sem qualquer penalidade do órgão.
A Receita Federal estava relutando em programar a entrega do I.R.P.F de 2020, mas o adiamento foi inevitável diante do cenário de pandemia. Além do Imposto de Renda de Pessoa Física, o Fisco também adiou o prazo de entrega das declarações de Pessoas Jurídicas (empresas).
A necessidade de prorrogação do prazo foi devido à necessidade de muitos contribuintes, visto que algumas pessoas dependem do atendimento presencial de contadores, voluntários e/ou precisam comparecer a empresas para obter documentos indispensáveis para a declaração, tal como o Informe de Rendimentos, por exemplo.
É comum que muitas pessoas utilizem o atendimento presencial de voluntários em universidades, por exemplo, para declarar o Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), público que em sua maioria está na faixa de maior risco e que, portanto, deve evitar sair de casa.
De acordo com a Receita Federal, são esperadas em 2020 o recebimento de 32 milhões de declarações. Até o dia 31 de Março de 2020 foram recebidas pouco mais de 8 milhões de declarações.
Com a prorrogação do prazo do IRPF estende-se também o prazo para pagamento da primeira parcela e/ou cota única de eventuais impostos que o correntista tenha que pagar. O novo prazo, no entanto, não vale para os contribuintes que já entregaram a declaração de imposto, mas é possível ampliá-lo caso o contribuinte envie uma declaração retificadora até o novo prazo final da declaração.
No dia 25 de Março de 2020, o Banco Central do Brasil também adiou o prazo de entrega da Declaração de Capitais Brasileiros no Exterior (CBE), cujo prazo venceria no dia 05 de Abril de 2020. De acordo com o Bacen, os brasileiros que possuem mais de US$ 100 mil em bens no exterior poderão entregar a declaração sem multa até o dia 01 de Junho de 2020 às 18h, pelo horário de Brasília.