Rendimentos de fundos imobiliários continuarão isentos de Imposto de Renda

Governo manterá isenção de imposto sobre os rendimentos e reduzirá alíquota cobrada sobre a valorização das cotas no momento da venda.

A Reforma Tributária prevê que a partir de 2022 serão tributados os lucros e dividendos, inclusive dos fundos de investimentos. Eis aqui a boa notícia, os fundos de investimentos imobiliários – FIIs – não devem ter a incidência do novo tributo.

A isenção de imposto de renda nos rendimentos dos FIIs é uma demanda do setor imobiliário.

Hoje, a tributação dos Fundos de Investimentos Imobiliários (FIIs) só ocorre no momento da venda das cotas, o investidor paga 20% de ganho de capital na valorização das cotas alienadas.

Na renda fixa os Fundos de Investimentos Imobiliários se transformaram nos queridos dos brasileiros, justamente pela segurança e liquidez.

Taxa de Crédito Imobiliário

Após pressão do setor, Governo desiste de tributar o rendimento dos fundos imobiliários. Além disso, tributo cobrado no momento da venda deve ser reduzido na Reforma Tributária. 

REDUÇÃO DE 5% NO IMPOSTO COBRADO NAS VENDAS DOS FIIs

Além de manter a isenção de IR sobre os rendimentos dos fundos imobiliários, a reforma tributária também deverá promover uma redução no imposto cobrado sobre a valorização das cotas, que teria redução de cinco pontos percentuais, passando de 20% para 15%.

Na prática, quem compra um fundo de investimento imobiliário recebe os rendimentos do fundo sem dedução de imposto. O tributo só deve ser pago no momento da venda e apenas sobre a valorização da cota.

Por terem isenção de IR sobre os rendimentos, os FIIs são interessantes para pessoas que desejam investir em imóveis, mas não querem lidar com a burocracia de ter um. Além disso, os FIIs possuem liquidez, visto que a venda das cotas pode ser feita sem burocracia a qualquer momento pelo investidor.

5 motivos para investir em FIIs:

  • 1 – Rendimento é isento de imposto;
  • 2 – Não precisa lidar com toda a burocracia de ter um imóvel;
  • 3 – Fácil de vender, diferente de um imóvel em que a venda pode demorar anos, um FII pode ser vendido a mercado sem burocracia a qualquer momento;
  • 4 – Fundo pode se valorizar, tal como a compra direto de um imóvel;
  • 5 – Não precisa ter muito direito, há fundos que a aplicação mínima é a partir de, apenas, R$100;

Na hora de escolher um fundo de investimento imobiliário é importante prestar bastante atenção na taxa de administração cobrada pelo fundo.

Matérias relacionadas no Conta-Corrente