Como estornar transferência bancária

Ao fazer uma transferência bancária o correntista precisa ficar atento, pois, em alguns casos, fica muito difícil recuperar o dinheiro. Dependendo do erro é possível que a transferência seja cancelada automaticamente, ou seja, a transferência, DOC ou TED será devolvida, entenda.

Transferência feita incorretamente pode ser revertida automaticamente (caso os dados incorretos sejam na conta ou no CPF/CNPJ do destinatário) ou então ser creditada (caso o erro seja apenas no valor).

O correntista deve ficar atento no momento de efetuar uma transferência interbancária. Dependendo do erro o valor pode ser incorretamente creditado na conta de outra pessoa ou então o valor pode estar incorreto.

  • DOC ou TED – As transferências via DOC (Documento de Ordem de Crédito) ou TED (Transferência Eletrônica Disponível) são, automaticamente, canceladas caso o erro se aplique nas seguintes situações:
  • CPF ou CNPJ – Se o Cadastro de Pessoa Física ou Cadastro de Pessoa Jurídica estiver incorreto, a transferência será, automaticamente, devolvida, pois o CPF/CNPJ deve ser exatamente igual ao do titular da conta de destino, em caso de divergência nesta informação a transferência é devolvida para a conta do remetente dos recursos (quem envio a transferência.
  • Divergência de valor – Caso APENAS o valor da transferência esteja incorreto, a transferência não será, automaticamente, recusada, o valor deve ser creditado normalmente na conta do destinatário. O correntista que efetivou a transferência deve entrar em contato com o banco detentor da conta-corrente ou então pedir para que o destinatário dos recursos devolva o valor total da transferência ou apenas o valor que foi pago a mais.
  • Caso a transferência tenha sido feita entre clientes da mesma instituição, o erro foi do correntista, pois antes da transação ser confirmada são apresentados os dados do destinatário para conferência.

O primeiro procedimento para cancelar e/ou estornar uma transferência bancária é entrar em contato com o banco no qual os recursos foi enviado, pois se a transação não tiver sido confirmada (exemplo: foi agendada), será possível cancelar o envio dos recursos.

Caso não seja possível cancelar uma transferência a solução é entrar em contato com o destinatário dos recursos. Caso ele não devolva a transferência feita incorretamente, só há uma solução, procurar a justiça para conseguir o reembolso, já que pode haver má-fé do destinatário.

Matérias relacionadas no Conta-Corrente