Consumidor poderá receber dinheiro por e-mail e celular pelo Pix

E-mail ou número do celular já bastará para receber dinheiro pelo Pix do Banco Central.

O PIX do Banco Central deve chegar ao mercado brasileiro já em 05 de Outubro de 2020, conforme noticiamos no Portal Conta-Corrente, dentre as novidades do novo sistema de pagamento instantâneo está o fim da complexidade para enviar e receber dinheiro, o consumidor poderá vincular um endereço de e-mail ou número do celular para receber dinheiro de forma simples.

Open Banking BS2 e PayMee

Consumidor poderá vincular e-mail ou número do celular como “chave” para poder enviar e receber dinheiro pelo Pix do Bacen, o que reduz consideravelmente o número de informações necessárias em uma transferência.

Um dos pilares do PIX é o Diretório Identificador de Contas Transacionais (DICT) do Banco Central, ele será o responsável por gerenciar as “chaves” dos consumidores, que são informações que ficarão vinculados ao número do CPF ou CNPJ para permitir pagamentos e transferências com o mínimo possível de informação.

COMO É HOJE

Hoje para fazer uma transferência interbancária o consumidor precisa reunir um grande número de informações para conseguir realizar a transação. No caso do DOC e da TED, por exemplo, é necessário informar ao banco as seguintes informações para realizar uma transferência:

  • Nome do banco do destinatário com código (exemplo, Itaú Unibanco 341);
  • Número da agência do destinatário;
  • Conta (com o dígito) do destinatário;
  • CPF ou CNPJ do titular da conta de destino;
  • Tipo de conta (corrente ou poupança);

Sem essas cinco informações é praticamente impossível transferir dinheiro de um banco a outro. Além da burocracia para enviar dinheiro, as transferências por DOC podem demorar até 3 dias úteis para serem concluídas; já as transferências via TED ocorrem no mesmo dia, desde que o envio seja feito dentro do expediente bancário.

COMO SERÁ COM O PIX

A partir de Outubro de 2020 o consumidor poderá optar por transferir dinheiro via PIX, tal sistema permitirá que transferências sejam realizadas com uma única informação. O usuário poderá optar por utilizar o número do CPF/CNPJ, e-mail ou então um número do celular.

Caso opte por usar e-mail ou celular será necessário que cadastre essa informação como “chave” para enviar e receber dinheiro. Ao cadastrar a chave o e-mail ou celular ficará vinculado ao seu CPF ou CNPJ no PIX do Banco Central em um diretório chamado DICT (Diretório Identificador de Contas Transacionais), cuja gestão também será do Bacen.

Além da possibilidade de enviar e receber dinheiro por e-mail ou número do celular, tal sistema garante agilidade no envio e recebimento do dinheiro. De acordo com o Banco Central, as transferências pelo PIX serão instantâneas, independente do dia e do horário, devendo o valor constar na conta do destinatário em, no máximo, 10 segundos.

Matérias relacionadas no Conta-Corrente