Banco Central antecipa em 1 mês o lançamento do Pix

Pix será lançado no Brasil no dia 05 de Outubro de 2020, um mês antes do que estava previsto.

O Banco Central anunciou na tarde desta quarta-feira (22), que o novo Sistema Brasileiro de Pagamentos InstantâneosPixserá lançado no dia 05 de Outubro de 2020. O anúncio antecipa em um mês a data de lançamento, cuja previsão anterior era de que o sistema começaria a funcionar no dia 03 de Novembro de 2020.

Pix, pagamentos instantâneos do Banco Central

Pix permitirá que consumidores realizem pagamentos e transferências 24/7 em até 10 segundos. (imagem: divulgação BC)

De acordo com o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, a partir do dia 05 de Outubro de 2020 os clientes dos bancos que aderiram ao Pix poderão cadastrar uma chave para utilizar a tecnologia em transferências.

A chave, segundo Neto, poderá ser um número de celular, e-mail ou então o CPF ou CNPJ do correntista. Após o cadastro a informação sobre a chave ficará armazenada em um diretório do Banco Central, chamado de DICT (Diretório Identificador de Contas Transacionais), um dos pilares para o correto funcionamento do Pix.

A chave cadastrada pelo usuário ficará vinculada ao número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), permitindo que o consumidor envie e receba dinheiro informando apenas o número do celular, e-mail ou então o CPF/CNPJ (o que preferir).

Hoje nas transferências interbancárias via DOC e TED o consumidor precisa informar um grande número de informações que incluem: nome do banco, código do banco, agência, conta-corrente com dígito, CPF/CNPJ e tipo de conta.

O sistema também contará com um BR Code, que será um padrão brasileiro de QR Code que permitirá que pessoas enviem e recebam dinheiro através de um código bidimensional que poderá ser lido pela câmera do celular, o que deve permitir que o sistema seja utilizado em pagamentos no dia a dia.

Para o sistema de pagamento o Pix do Banco Central deverá representar um grande avanço, visto que tal solução permitirá o envio de dinheiro instantaneamente, independente do dia e do horário.

O sistema centralizado de pagamento do Banco Central também traz outros benefícios para o país, dentre eles, aumenta a concorrência entre os sistemas de pagamentos, podendo reduzir os custos para os estabelecimentos processarem vendas; aumenta o controle da circulação do dinheiro, podendo ajudar a identificar e coibir crimes financeiros; cria um sistema ágil de pagamentos; e ajuda na bancarização dos brasileiros, podendo permitir que pessoas inclusive sem conta bancária enviem e receba dinheiro pela solução.

Matérias relacionadas no Conta-Corrente