Gmail do Google já permite enviar dinheiro por e-mail

Agora o Google permite anexar dinheiro ao e-mail como se fosse uma imagem ou qualquer outro anexo. A novidade está disponível inicialmente nos Estados Unidos e não há previsão para disponibilização para o Brasil.

O e-mail do Google – Gmail – agora permite que os usuários enviem e recebam dinheiro de um jeito simples, rápido e sem burocracia. A empresa de tecnologia do Vale do Silício garante que o processo é tão simples quanto enviar um anexo de e-mail, neste primeiro momento o serviço não terá nenhuma taxa, ou seja, o envio e o recebimento de dinheiro por e-mail é gratuito.

Para enviar dinheiro por e-mail é necessário carregar o saldo do Google Wallet por meio de um cartão de crédito, débito ou através de uma conta-corrente.

A novidade está disponível para consumidores cuja conta esteja selecionada como país os Estados Unidos da América (EUA). No acesso ao Gmail pelo computador o envio de dinheiro está habilitado para todos os consumidores que sejam daquele país. Já a versão mobile está acessível apenas para celulares e smartphones com sistema operacional Android, devendo chegar, em breve, ao IOS (iPhone).

Após selecionar o destinatário do e-mail o usuário deve clicar no ícone do “clip” para adicionar anexo, posteriormente deve selecionar a opção de “ENVIAR OU SOLICITAR DINHEIRO”, daí é só inserir o valor desejado por meio de um cartão de crédito ou débito e confirmar a operação.

O valor poderá ser retirado pelo destinatário do e-mail, que terá que criar uma conta no Google Wallet (caso ainda não tenha) para receber os fundos enviados. Na animação abaixo é possível conferir passo a passo como o envio de dinheiro funciona pelo Android:

Enviar dinheiro por e-mail

E-mail do Google (GMAIL) agora permite enviar e receber dinheiro como se fosse um simples anexo (imagem: divulgação)

Para o Brasil não há previsão de lançamento, já que o Google Wallet não está disponível no país, a não ser para pagamento de serviços da empresa.

A tendência é que as e-wallets (carteiras virtuais) substituam cada vez mais o dinheiro físico e os cartões. Como a novidade está em fase de testes o envio de dinheiro por e-mail está limitado de acordo com o estado de residência do usuário, variando entre $50 e $300 (dólares dos Estados Unidos).

Matérias relacionadas no Conta-Corrente