As muitas vantagens do Pix para empresas

Empresas serão as principais beneficiadas pelo Pix do Banco Central.

O Pix do Banco Central deve revolucionar o mercado financeiro nacional de muitas formas! As transferências instantâneas devem beneficiar não só as pessoas físicas, mas também as pessoas jurídicas. Neste artigo falaremos sobre as muitas das vantagens para as empresas.

Empresas beneficiadas pelo PIX

Pix do Bacen trará ganho para o ambiente de negócios do Brasil.

PAGAMENTOS INSTANTÂNEOS 24/7

Eis aqui a cereja do boleto! As pessoas e empresas poderão enviar e receber pagamentos instantaneamente. De acordo com o Banco Central, as transferências pelo Pix deverão levar, no máximo, 10 segundos.

Transferências

DOC e TED devem se tornar obsoletas nos próximos anos.

Além disso, os pagamentos poderão ser realizados todos os dias, 24 horas; não importando se é dia útil ou não; se é de dia ou noite!

FIM DA DEPENDÊNCIA DAS MAQUININHAS DE CARTÕES

O BC quer que o Pix se transforme em um meio de pagamento, assim, os estabelecimentos vão poder receber pagamentos sem a necessidade de maquininha de cartão. Será possível utilizar um aplicativo no celular ou até mesmo um QR Code impresso e colado no balcão.

Quem é usuário do Pix poderá, em breve, cadastrar cartões de crédito para fazer pagamentos por QR Code através desse novo sistema de pagamento.

Vale lembrar que hoje o empreendedor está sujeito às altas taxas cobradas pelas maquininhas. Ademais, as vendas realizadas com cartões podem demorar mais de trinta dias para caírem na conta bancária do estabelecimento, algo que com o Pix passa a ser instantâneo.

FIM DA NECESSIDADE DE TER CONTA EM VÁRIOS BANCOS

As transferências instantâneas do Pix ocorreram entre contas de mesma e de diferentes instituições, assim, o empreendedor não precisará mais ter conta em vários bancos! Com uma única conta bancária será possível receber pagamentos instantâneos de todos os bancos, fintechs e instituições financeiras que utilizam o Pix do Banco Central.

Os empreendedores poderão economizar na manutenção de contas bancárias.

Outra possibilidade é o de receber pagamentos sem precisar de uma conta bancária, isso porque vários aplicativos de pagamentos devem liberar pagamentos instantâneas pela rede centralizada do BC.

MENOR CUSTO PARA RECEBER PAGAMENTOS

Sem o Pix, a maioria dos pagamentos são concentrados em cartões, dinheiro em espécie e boleto bancário/crediário. No caso dos pagamentos com cartões eles representam um custo muito alto para os estabelecimentos, há maquininhas que chegam a cobrar mais de 5% em taxas.

Para pessoas físicas o Pix será gratuito, a tendência é que para PJ o custo seja muito inferior ao valor que o empreendedor gasta para gerar um boleto bancário, por exemplo. Já há algumas instituições financeiras que anunciaram que pretendem isentar as micro e pequenas empresas de tarifas para receber pagamentos por esse novo sistema.

Para se ter uma ideia do quão barato o Pix é, para instituições financeiras o custo do Pix é de, apenas, 1 centavo para cada lote de dez transferências, independente do valor que for transferido.

100 mil operações de transferências pelo Pix não custarão mais do que R$100,00 para as instituições financeiras. No DOC/TED muitos empreendedores chegam a pagar até R$10,00 por operação de transferência.

DISPONIBILIZAÇÃO DE SAQUE EM ESPÉCIE EM LOJAS

O Pix também deve ajudar no fluxo de dinheiro em espécie nos estabelecimentos, os empreendedores poderão disponibilizar saques e depósitos pela rede do Banco Central. Ao disponibilizar saques os empreendedores conseguirão depositar dinheiro nas instituições financeiras sem a necessidade de contratar uma empresa de transporte de valores, por exemplo, pois eles poderão colocar o numerário (dinheiro vivo) como disponibilidade de saque na rede do Pix.

Se, por exemplo, você tem dez mil em caixa, poderá disponibilizar esse valor para saque dos consumidores. A principal vantagem é que o valor será creditado instantaneamente na conta bancária do estabelecimento logo após o consumidor realizar a retirada. Legal, não é?!

A funcionalidade de saque e, provavelmente, depósito pelo Pix está prevista para ser lançada só no segundo trimestre de 2020.

FIM DA ANTECIPAÇÃO DE RECEBÍVEIS

Se a sua empresa recebe pagamentos com cartões já deve estar acostumada com o termo “antecipação de recebíveis”. Tradicionalmente, as vendas com cartões podem demorar mais de trinta dias para serem pagas pela credenciadora, caso o empreendedor queira receber o dinheiro mais rápido pode aderir a antecipação de recebíveis.

A desvantagem é que a antecipação de recebíveis aumenta (e muito) os custos para os estabelecimentos, pois a credenciadora cobra uma taxa de juros maior por essa antecipação.

Para se ter uma ideia, receber em 1 dia útil chega a custar até 10% em algumas empresas.

No Pix os pagamentos serão instantâneos e, com isso, não haverá mais a necessidade de pagar mais caro para ter acesso ao dinheiro mais rápido.

POPULARIZAÇÃO DO QR CODE

Esse novo meio de pagamento do Banco Central também deve ajudar na popularização dos pagamentos por QR Code, pois esse é uma das principais formas para se receber pagamento. O pagador só precisará abrir a câmera do celular e mirar no código bidimensional do recebedor.

Pagamentos via QR Code no Celular

Pagamentos por QR Code estão disponíveis até mesmo nos smartphones mais simples. Qualquer celular com câmera é compatível com a tecnologia.

O órgão regulador também criou o BR Code, um padrão brasileiro de pagamentos por código QR que, dentre outras coisas, permite que as pessoas e empresas recebam pagamentos inclusive sem a necessidade de conta bancária.

SUBSTITUIÇÃO DE BOLETOS PELO PIX

Caso a sua empresa faça cobranças por boletos, já deve saber o quão ruim esse método de pagamento funciona! Além de demorar até três dias úteis para receber o dinheiro após o pagamento; o boleto ainda custa caro nas instituições financeiras; há ainda consumidores que acabam não conseguindo pagar uma cobrança pois ela ainda não foi registrada pela instituição financeira.

Com o Pix as empresas poderão substituir os tradicionais códigos de barras pelo QR Code da modalidade. A principal vantagem, além da redução do custo, é a possibilidade de receber o dinheiro instantaneamente após o pagamento.

Assim que o consumidor fizer o pagamento pelo Pix o pagamento já será identificado pela empresa. Esse recurso é útil sobretudo para as empresas que vendem pela internet, pois elas poderão dar mais agilidade as vendas e, consequentemente, reduzir o prazo de entrega das mercadorias.

Nas vendas com cartões muitas empresas chegam a “segurar” as vendas pela internet por até 3 dias devido à necessidade de ser analisar melhor os pagamentos.

O código QR poderá ficar vinculado ao CPF ou CNPJ.

SIMPLICIDADE PARA PAGAR SALÁRIOS

Quem tem uma empresa grande sabe o quão difícil é para fazer pagamentos aos trabalhadores. Dependendo do porte da empresa é necessário que o colaborador abra uma conta-salário, além disso, os pagamentos precisam ser realizados individualmente ou por “malotes” no sistema financeiro, algo que demanda muito tempo do setor de RH (Recursos Humanos).

Com o Pix o trabalhador não precisará mais abrir uma conta bancária, pois ele poderá receber o dinheiro através de qualquer aplicativo que receba pagamentos pelo sistema instantâneo do Banco Central.

As empresas também poderão adotar uma recorrência maior no pagamento aos funcionários, assim, em vez de pagar o salário um ou duas vezes no mês, será possível adotar um sistema de pagamento diário aos colaboradores, por exemplo.

CONCLUSÃO

O Pix deve revolucionar – e muito – não só o mercado financeiro, mas também o ambiente de negócios no Brasil. Antes mesmo de ser lançado o sistema do Banco Central já está sendo considerado como um dos mais modernos do mundo!

Pix, pagamentos instantâneos do Banco Central

Pix permitirá que consumidores realizem pagamentos e transferências 24/7 em até 10 segundos. (imagem: divulgação BC)

O sistema é revolucionário pois desburocratiza e digitaliza os pagamentos, tornando as transações rápidas e acessíveis.

Os bancos e algumas empresas de pagamentos tendem a perder dinheiro com o Pix, pois elas deixarão de ganhar dinheiro com muitas tarifas.

Matérias relacionadas no Conta-Corrente