Bancos limitam transferências pelo Pix à noite e nos finais de semana

Empresas podem limitar transferências pelo Pix por segurança.

O Banco Central autorizou que as instituições financeiras estabeleçam seus próprios critérios de segurança no Pix, assim, os bancos e as instituições financeiras podem impôr limites nas transferências dos clientes, tal medida pode limitar os consumidores que precisam de transações de valores elevados. No Caixa Tem, por exemplo, o limite diário de transferências pelo Pix é de, apenas, R$ 1,2 mil; já no Banco do Brasil os clientes conseguem transferir 50% do limite que possuem para TED.

Limitação / bloqueio

Em prol da segurança dos usuários, bancos e instituições financeiras poderão limitar as transferências do Pix de acordo com o dia e horário.

De acordo com as instituições financeiras, a limitação de transferências pelo Pix é uma forma de mitigar os riscos de prejuízos com fraudes financeiras, visto que as transferências instantâneas são uma tecnologia nova.

EMPRESAS SÃO LIVRES PARA ESTABELECER LIMITES NAS TRANSFERÊNCIAS

De acordo com o Banco Central, as instituições financeiras são livres para impôr limites nas transferências pelo Pix, esse limite pode estar relacionado a várias variantes, dentre as quais:

  • Horário em que a transação é realizada;
  • Perfil do cliente (renda e histórico de movimentação nos últimos meses);
  • Tipo de conta (varejo, seguimento de alta renda ou conta empresarial);
  • Tipo de destinatário: PF ou PJ;
  • Limite pode ser maior se a conta/chave do destinatário estiver cadastrado na lista de favoritos, por exemplo;

Além de estipular um limite de transferências por dia e horário, as instituições financeiras também podem reter transferências do Pix por até 1 hora caso tenham alguma suspeita de fraude financeira.

Caso precise fazer uma transação de alto valor a dica é sempre consultar no internet banking ou aplicativo da instituição qual é o seu limite de transferência pelo Pix. Como não há um limite universal, cada cliente precisa conferir essa limitação junto à instituição financeira no qual é cliente.

Outro ponto importante é que a limitação de transferência pode afetar tanto as transferências para chaves de diferentes titularidades, quanto aquelas realizadas para um mesmo CPF/CNPJ.

Dicas aos consumidores:

  • Confira sempre o limite de transferências na sua conta;
  • Mantenha a sua renda sempre atualizada junto à instituição financeira;

Se precisar de um limite maior do que é oferecido para, por exemplo, adquirir um imóvel/automóvel, a dica é entrar em contato com a instituição financeira para verificar a possibilidade de uma flexibilização nos limites impostos para pagamentos instantâneos, mesmo que de forma temporária.

Matérias relacionadas no Conta-Corrente