Bancos poderão ampliar usuários do Pix antes do lançamento.
Nesta terça-feira (03), o Pix começou a funcionar em horário reduzido e, inicialmente, apenas para uma pequena parcela de consumidores que foram selecionados pelas instituições financeiras. Eis que nesta mesma data as instituições financeiras começaram a notificar os clientes que poderão testar o sistema em uma segunda etapa.
Quem tem conta em muitos bancos e instituições financeiras terá mais chances de ser selecionado, principalmente se já tiver cadastrado a chave do Pix.
Vale lembrar que a utilização do Pix para uma base limitada antes do lançamento só vale para o pagador. Caso o pagador já tenha acesso ao sistema pode fazer transferência para qualquer conta de instituição financeira habilitada no Pix, mesmo que o destinatário ainda não tenha cadastrado a chave e/ou ainda não tenha sido selecionado para usar o Pix antes do lançamento oficial.
O Pix terá lançamento pleno só no dia 16 de novembro de 2020, mas muitos leitores do Conta-Corrente enviaram mensagens dizendo que foram selecionados pelas instituições financeiras para testar o sistema antes dessa data.
É o caso da leitora Eduarda Pereira, ao acessar o aplicativo da Caixa aparece um banner dizendo que ela poderá testar o novo sistema instantâneo já a partir do dia 10 de Novembro, ou seja, seis dias antes do lançamento oficial.
Então a tendência é que do dia 03 a 15 de novembro de 2020 as instituições financeiras comecem a liberar o Pix gradativamente para mais pessoas. Vale salientar que em uma primeira etapa o sistema só poderá ser disponibilizado para 5% da base de clientes.
A partir do dia 09 de novembro o número de clientes que poderão utilizar o Pix aumentará para 15%, ou seja, 10% a mais do que o da primeira semana.
Cabe ainda uma ressalva quanto ao horário de funcionamento antes do lançamento:
- Nas segundas, terças, quartas, sábados e domingos o sistema funcionará das 9h às 22h;
- Nas quintas das 9h às 24h;
- Nas sextas das 0 às 22h;
A partir do dia 16 de novembro de 2020 às 9h o sistema entrará em funcionamento pleno, ou seja, funcionará todos os dias (inclusive finais de semanas e feriados) 24 horas.